V Cimeira Luso-Argelina: ISQ Argélia tem o maior contrato do Grupo no valor de 25,7 milhões de euros

No âmbito da V Cimeira Luso-Argelina que esta manhã se realizou em Lisboa, no Palácio Foz, o ISQ assinou um memorando de entendimento com o Organismo Argelino de Controle Técnico de Obras Públicas, tendo a construção e qualidade sustentáveis na agenda.

De assinalar que o ISQ já está presente na Argélia há 11 anos e tem atualmente o maior contrato do grupo no valor de 25.7 milhões de euros, na área de serviços de inspeção e monitorização de corrosão com Groupement Berkine, agrupamento entre Sonatrach e Anadarko. É o resultado de uma estratégia comercial centrada nos agrupamentos Sonatrach, que são responsáveis pelos grandes projetos de oil & gas no país.

O ISQ assegura uma equipa permanente de técnicos argelinos que avaliam o estado de condição de equipamentos e tubagem desde da zona dos furos de extração até às unidades de tratamento de gás e petróleo. A avaliação é feita em 2 instalações petrolíferas, uma delas no maior campo de extração de gás (EL MERK) e uma segunda num dos maiores campos de extração de petróleo (HBNS), ambos na bacia de Hassi Berkine, na Argélia.

Os serviços da SARL ISQ têm por objetivo avaliar o estado de condição dos ativos para maximizar a disponibilidade da instalação e evitar falhas e/ou acidentes em serviço. Pontualmente, estas atividades são complementadas com técnicos especialistas expatriados do grupo ISQ que realizam formação, transferência de tecnologia e apoiam as atividades de inspeção e ensaios.

Embora a atividade deste contrato esteja centrada no Sul da Argélia, em pleno deserto do Sahara (a 900Km da costa), as operações são suportadas por uma equipa de coordenação logística na capital Argel e através da Gestão de Projeto assegurada entre Argélia e Portugal.

A equipa SARL ISQ conta com 100 colaboradores e um conjunto de contratos em carteira que lhe permite encarar o futuro com otimismo nesta geografia.

 

Memorando de Entendimento hoje assinado com Argélia:

Considerando a importância atribuída por ambos os Estados e entidades privadas ao setor da construção civil – baseado na excelência, nas relações políticas e nos vínculos históricos – o memorando de entendimento destina-se a estabelecer uma cooperação entre o ISQ e o Organismo Argelino de Controle Técnico de Obras Públicas para o intercâmbio de experiências nas áreas de projetos técnicos, metrologia, assistência e formação em diversas áreas.

As áreas de cooperação baseiam-se nos seguintes eixos:

1) Projetos Técnicos

  1. a) Avaliação técnica de projetos de infraestrutura
  2. b) Cálculo de estruturas metálicas
  3. c) Supervisão de qualidade
  4. d) Corrosão e ensaios destrutivos e não destrutivos
  5. e) Segurança, higiéne e meio ambiente
  6. f) Avaliação do impacto ambiental dos projetos
  7. g) Controlo do equipamento rodoviário (sinais de trânsito, dispositivos de contenção, balizas, etc.)
  8. h) Estudo económico de projetos de infraestrutura

 

2) Metrologia

  1. a) Calibração e calibração de equipamentos científicos para testes de controle
  2. b) Certificação
  3. c) Metrologia legal
  4. d) Estabelecimento da função de metrologia

 

3) Assistência e Formação

Formação em diversas áreas técnicas e em qualidade:

– Gestão de negócios
– Comunicação interna
– Gestão de Recursos Humanos (GRH) e Gestão de Recursos de Materiais (GRM)
– Segurança
– Gestão de arquivos
– Acompanhamento no campo da acreditação
– Gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 | 2015
– Assistência no campo do desenvolvimento de projetos importantes
– Seminários e conferências temáticas
– Estudos técnicos