AmICCI

 

Acrónimo: AmICCI

Designação do projeto: Apoio à Internacionalização, Consolidação de competências e promoção de novas linhas de Investigação.

Código do projeto: LISBOA-01-0145-FEDER-017219

Custo Total: 583.480,61 €

Valor de financiamento: 233.392,24€


Objetivos:

O projeto AmICCI pretende desenvolver novas competências bem como consolidar outras já em curso no ISQ, através do desenvolvimento de projetos de I&DT de interesse estratégico nacional para os próximos dois anos, particularmente alinhados com o Estratégia de Especialização Inteligente definida para Portugal para o período 2014-2020.

O projeto AmICCI tem por base um plano de participação nos diferentes Pilares e programas do H2020 de acordo com uma estratégia de investigação interna e desenvolvimento tecnológico especifica, promovendo novas linhas de investigação de interesse nacional, consolidando competências já adquiridas bem como projetar cientificamente os trabalhos desenvolvidos através de publicações e participações em eventos específicos.

Neste sentido, todo o plano foi desenvolvido por forma a dar uma resposta concreta ao estabelecido na atual estratégia de I&D do ISQ, a qual está alinhada com a Estratégia de Especialização Inteligente. O Plano estratégico do ISQ estabelece cinco áreas prioritárias de investigação:

1)Desenvolvimento de testes estruturais customizados e técnicas não destrutivas avançadas (NDT) e não intrusivas para monitorização industrial (sensorização e comunicação inteligente);

2) Avaliação de novos materiais, métodos de produção e inspeção;

3) Sustentabilidade industrial e economia circular;

4) gestão de riscos ambientais e de segurança e;

5) Avaliação e gestão da eficiência energética em edifícios, industrias e regiões.

Estas áreas prioritárias incindem em sectores alvo de atuação nomeadamente a Energia, Transportes incluindo Aeronáutica, Industria de processo e produto, e desenvolvimento urbano nomeadamente cidades inteligentes e sustentáveis.

Globalmente, o ISQ espera adquirir com esta participação o enriquecimento intelectual e científico dos seus investigadores e técnicos, melhorando assim os padrões técnico-científicos da sua equipa nas áreas estabelecidas como prioritárias na atual estratégia de I&D do ISQ. Paralelamente, o ISQ espera contribuir ativamente para aumento da produtividade e competitividade nacional, através do desenvolvimento de projetos de Investigação de interesse industrial, desenvolvidos em estreita colaboração com empresas, universidades e outros organismos de investigação nacionais e internacionais. Deste modo, a seleção dos programas aos quais o ISQ se pretende candidatar, foi efetuada para responder de forma concreta a estes objetivos.

As áreas prioritárias identificadas nos objetivos suportam o próximo plano de participação nos programas do H202O, a dois anos, que se consubstancia no total de 49 candidaturas ao programa do H2020 para o período 2016-2017, correspondente a um investimento do ISQ de 15,3 milhões de euros.


Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e Lisboa2020.

 


Setor do Projeto:
País:
Parceiros:
Programa EU: Portugal 2020
Coordenação do Projeto: ISQ (PORTUGAL)
Contacto do Projeto: id@isq.pt
Ano de Início: 2016
Duração: 2017
Website: