AMICCI18-20

Programa EU: Portugal 2020

Coordenação: ISQ (PORTUGAL)

Parceiros: 

Ano de Início:  2018 

Duração: 2019

website: 

Contacto ISQ: id@isq.pt

Setores: 

Acrónimo: AmICCI18-20

Designação do projeto: Projeto Estratégico de Apoio à Internacionalização, Consolidação de Competências e promoção da Excelência nas áreas estratégicas de Investigação Industrial – 2018-2019

Código do projeto: LISBOA-01-0145-FEDER-038001

Custo Total: 317.203,65€

Valor de financiamento: 126.881,46€


Objetivos:

O ISQ posiciona-se como uma infraestrutura tecnológica nacional fortemente vocacionada para a aceleração do processo de transferência e implementação de novas metodologias e tecnologias, nas Empresas.

A participação nos diferentes Programas Quadro Europeus nos últimos vinte anos tem permitido criar as valências necessárias ao desenvolvimento de projetos de sucesso e rede de parcerias nacionais e internacionais.

O presente projeto pretende desenvolver e/ou consolidar as suas competências com o desenvolvimento de projetos de I&DT de interesse estratégico nacional, alinhados com a Estratégia de Especialização Inteligente definida para Portugal para o período 2014-2020.

O projeto tem por base um plano de participação nos diferentes Pilares e programas do H2020 de acordo com uma estratégia de investigação interna e desenvolvimento tecnológico especifica, consolidando competências já adquiridas.

O plano foi desenvolvido por forma a dar uma resposta concreta ao estabelecido na atual estratégia de I&D do ISQ, a qual está alinhada com a Estratégia de Especialização Inteligente. O Plano estratégico do ISQ estabelece cinco áreas prioritárias (A) de investigação:

  • (A1)Técnicas de inspeção avançadas;
  • (A2)Novos materiais e processos de fabrico;
  • (A3) Sustentabilidade industrial;
  • (A4) Gestão do risco;
  • (A5)Eficiência Energética.

Estas áreas prioritárias incindem nos principais sectores de atividade do ISQ (domínios de atividade, D), nomeadamente:

  • (D1)Energia;
  • (D2)Transportes (sobretudo automóvel e aeronáutica);
  • (D3)Indústria de processo e produto;
  • (D4)Novos Materiais e componentes;
  • (D5)Agroalimentar.

O plano de participação foi elaborado a dois anos, que com um total de 32 candidaturas aos programas do H2020 para o período 2018-2019, incidindo particularmente nos Pilares dos desafios e de Liderança Industrial, correspondente a um investimento total de 13,07 milhões de euros.


Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e Lisboa2020.

 

barraFinanciamentos