BE IN EUROPE

 

Acrónimo: Be in Europe

Designação do projeto: Promoção da Inclusão Ativa na Europa

Código do projeto: 2018-1-FR01-KA204-047931

Custo Total: 232 263€ (total elegível para todos os copromotores)

Valor de financiamento: 230 513€ (incentivo total)

 


OBJETIVOS

O projeto Be in Europe tem como objetivo acompanhar as dinâmicas da migração, através do desenvolvimento e promoção de metodologias de aprendizagem alternativas, para a integração de migrantes na sociedade e no mercado de trabalho dos países anfitriões.
O Projeto é dirigido, por um lado, a migrantes e a organizações que promovem a sua inclusão social e cultural e, por outro lado, a empresas e instituições envolvidas na sua integração profissional.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Metodologia de Aprendizagem para Migrantes
O acesso a emprego é um dos fatores mais importantes para a integração dos migrantes nos países de acolhimento, pois promove a autonomia económica e facilita a socialização. Para que se coloquem as diferenças culturais ao serviço da empregabilidade e da coesão social, a parceria criará uma metodologia de aprendizagem cujo objetivo é o desenvolvimento e/ou aquisição de competências psicossociais por parte dos migrantes.

Metodologia de Aprendizagem para Empresas
Esta metodologia de aprendizagem terá como objetivo desenvolver a mediação social e/ou a aquisição de competências interculturais dentro das empresas. Irá encorajar a interação com o “outro”, que tenha uma língua e cultura diferentes, para que assim se possam ultrapassar essas diferenças e evitar conflitos.

 

Apoio à Criação de Atividades/Empreendedorismo
É importante melhorar as competências de empreendedorismo dos migrantes e combater a sua desvalorização. Durante esta atividade, migrantes e empreendedores levarão a cabo projetos conjuntos relacionados com empreendedorismo, ao mesmo tempo que cada um dos dois grupos porá em prática as competências adquiridas, no que respeita a competências psicossociais e de mediação social e/ou interculturais.

Plataforma Colaborativa “Cliché”
Esta plataforma servirá de apoio a uma atividade denominada “Cliché”. Através da mesma, os participantes de cada país do consórcio serão convidados a partilharem um cliché partindo das suas experiências, para que os possam analisar e compreender a partir das diferentes perspetivas dos intervenientes, considerando o meio intercultural em que vivemos.


Este projeto é Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.


Setor do Projeto: Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: Centre d’Information et d’Education Populaire – CIEP (Bélgica), Società Cooperativa Social CIVIFORM (Itália), IASIS NGO (Grécia), ISQ (Portugal), Technical Training Bulgaria – TTB (Bulgária)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: La Cooperative d'Entrepreneurs de Corse - SC'OPARA
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2018
Duração: 2018-2020