CDWaste

Acrónimo: CDWaste-ManageVET

Designação do projeto:Formação em Gestão de Resíduos de Construção e Demolição

Código do Projeto: 2019-1-FR01-KA202-062962

Data de início: 10-2019   Data de conclusão: 01-2022

Custo total elegível: 45 477,00€ (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento:45 477,00€  (Incentivo Total)


OBJETIVOS

O objetivo principal do projeto CDWaste-ManageVET é a promoção do Ensino e Formação Profissonal (EFP) junto dos colaboradores do sector da construção, indo ao encontro das atuais necessidades de formação, de acordo com as prioridades da UE no que respeita às atuais regras de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e Economia Circular.

Os RCD são um dos fluxos de resíduos mais pesados e volumosos gerados na UE, representando cerca de 36,4 % da produção total de resíduos. Como tal, a Comissão Europeia estabeleceu orientações, prioridades e iniciativas como o Protocolo de Gestão de RCD da UE e a aplicação da Estratégia para a Economia Circular.

A transição para uma gestão eficiente dos RCD e para uma Economia Circular está a trazer importantes mudanças estruturais no sector da construção, que terá de se adaptar e antecipar as necessidades de competências nestas áreas.

Através do projeto CDWaste-ManageVET será desenvolvido um moderno e inovador programa de formação profissional digital em formato VOOC (Formação Profissional Aberta e à distância), adaptado às necessidades do mercado laboral e direcionado para colmatar as lacunas e escassez de competências na Gestão de RCD.

Os objetivos adicionais que o projeto antecipa são:

  • Aumento das oportunidades de integração no mercado de trabalho e criação das condições para o desenvolvimento das competências do capital humano do setor da construção e das oportunidades de carreira, através da integração da EFP de livre acesso;
  • Envolvimento dos prestadores de educação e formação e das partes interessadas do sector da construção, na troca de informações e boas práticas, a fim de serem elaboradas recomendações sobre a evolução das competências dos colaboradores do setor e oferta de postos de trabalho;
  • Fortalecimento da cooperação entre instituições de EFP e empresas, como resultado da combinação de formação teórica e prática.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Os principais resultados tangíveis do projeto incluem:

  • Estado da Arte dos sectores da Construção e Resíduos e um Manual de Boas Práticas
  • Currículo CDWaste-ManageVET com componente de formação em contexto de trabalho
  • Curso online CDWaste-ManageVET
  • Formação-piloto CDWaste-ManageVET em b-learning

As atividades do projeto CD Waste-ManageVET e os seus resultados terão, como impacto desejado, tanto em grupos-alvo diretos como indiretos, o aumento das oportunidades de trabalho para os colaboradores do sector da construção e a sua melhor integração num mercado de trabalho mais ecológico e em evolução.

Outro impacto desejado, é a melhoria da imagem das empresas de construção locais que promovem a gestão sustentável dos RCD e a sua sensibilização para ferramentas de aprendizagem inovadoras.

Estas boas práticas serão difundidas e aplicadas a nível nacional, aumentando também o número de formadores profissionalmente dotados com conceitos didáticos transferíveis.

Ao nível Europeu, será alcançada uma melhor cooperação entre países, relativa a projetos de aprendizagem participativa, e melhoria de sinergias entre parceiros prestadores de EFP, formadores e ensino superior.

Por último, mas não menos importante, uma maior cooperação entre prestadores de educação e formação profissional, por um lado, e as partes interessadas do sector da construção, por outro.


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.


Setor do Projeto: Construção Civil, Formação, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: OEC- Office de l’Environnement de la Corse (França), ISQ (Portugal), PEDMEDE, Panhellenic Association of Engineers Contractors of Public Works (Grécia), EKS, European Knowledge Spot (Grécia), FORMEDIL, Formedil Ente Nazionale Per La Formazione E L’addestramento Professionale Nell Edilizia (Itália), UPB, Universitatea Politehnica Din Bucuresti (Roménia), FLC, Fundacion Laboral De La Construccion (Espanha)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: OEC- Office de l’Environnement de la Corse (França)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2019
Duração: 2019-2022