CIRCULINK

Acrónimo: CIRCULINK

Designação do projeto: Abordagens Colaborativas para ligação de iniciativas de Economia Circular

Código do Projeto: 2018-1-SE01-KA202-039132

Data de início: 01-09-2018   Data de conclusão: 31-01-2021

Custo total elegível: 37 187,00€ (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 37 187,00€ (Incentivo Total)


OBJETIVOS

Apesar do crescente número de iniciativas inovadoras de Economia Circular na Europa, muitas delas com origem na sociedade civil, estas caracterizam-se diversas vezes por serem esparsas no tempo, no espaço e na adesão. Muitas delas estão condenados ao fracasso, quer por falta de visibilidade (e sensibilização), quer por falta de ações de cooperação. O projeto CIRCULINK tem por principal objetivo auxiliar a implementação de práticas de Economia Circular nas PME, na sociedade civil e ligar projetos de Economia Circular já existentes e as suas partes interessadas, aos níveis local, nacional e europeu.

O projeto irá desenvolver um programa de formação presencial e online (b-learning), pensado especialmente para as PME, ajudando-as a no processo de transição para uma Economia Circular, partilhando casos práticos, fornecendo exemplos e recomendações sobre como implementar modelos de negócios circulares e interligá-los através de uma estratégia de Gestão de Colaboração (CEN- TS 16555: 5).

Os grupos-alvo do projeto são:

  • Formadores de EFP, que irão ministrar o curso b-learning;
  • Principais atores da Economia Circular, empreendedores e representantes de PME interessados ​​na temática da Economia Circular e/ou em adaptar um Modelo Circular de Negócio nas suas empresas.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Os principais resultados tangíveis do projeto incluem:

  • Um Manual de Colaboração Circular cobrindo cinco grandes áreas de conhecimento: Inovação Social, Gestão da Colaboração (CEN-TS 16555:5), Gestão da Diversidade, Economia Social e Responsabilidade Social Corporativa;
  • Um conjunto de materiais de formação e metodologias, nos quais se incluem estudos de caso paradigmáticos e boas práticas de Economia Circular;
  • Uma plataforma digital de aprendizagem e uma área colaborativa;
  • Um Guia de Economia Circular para empreendedores;
  • Atividades de ensino e aprendizagem para staff interno;
  • Formação-teste dos materiais desenvolvidos;
  • Eventos nacionais de divulgação e uma conferência internacional final.

O projeto CIRCULINK pretende unir a inovação social ao mundo do trabalho, comprometendo-se a sensibilizar os seus destinatários para as vantagens dos Modelos de Negócio Circulares e a sua relação com a Inovação Social, através de uma formação b-learning para formadores corporativos, PME e empreendedores da Economia Circular.

 


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.


Setor do Projeto: Formação, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: Gästrike Återvinnare (Suécia), ISQ (Portugal), Future in Perspective Ltd. (FIPL) (Irlanda), INNOVADE LI (Chipre), Professional Training Solutions (STPEuropa) (Espanha)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Gästrike Återvinnare (Suécia)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2018
Duração: 2018-2021