DATEMATS

 

Acrónimo: DATEMATS

Designação do projeto: Knowledge & Technology Transfer of Emerging Materials & Technologies

CÓDIGO DO PROJETO: 600777-EPP-1-2018-1-IT-EPPKA2-KA

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 994.412€ (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 994.412€ (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

O projeto DATEMATS tem como objetivo a criação de uma rede transnacional de Universidades, Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação e Empresas para o desenvolvimento e implementação de novos métodos interdisciplinares para estudantes de design e de engenharia na área das tecnologias e materiais emergentes, e para potenciar a transferência de tecnologia e conhecimento na área dos materiais emergentes da academia e centros de investigação para as empresas e vice-versa. Atualmente são necessárias novas competências para criar uma transferência rápida e eficiente de conhecimento (da academia e centros de investigação para as empresas e vice-versa), deve-se ter em conta para além das questões técnicas, também fatores socioculturais, competências empreendedoras e as tendências de mercado que são típicas da cultura na área do design.

As tecnologias e materiais emergentes (EM&Ts) estão na vanguarda em vários setores e são um dos elementos chave através dos quais as indústrias podem estimular os processos de inovação e promover a criatividade. As novas tendências em EM&Ts requerem ao Ensino Superior novas abordagens interdisciplinares e transdisciplinares na área do design para o desenvolvimento de aptidões e competências para os alunos de design que serão capazes de tirar partido do potencial inovador dos EM&Ts específicos e simultaneamente adotar uma atitude empreendedora.

 

RESULTADOS ESPERADOS

O projeto DATEMATs pretende:

  • transferir e implementar um método inovador de ensino em design para estudantes com um background misto (design e/ou engenharia) na área de EM&Ts
  • potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia da academia e centros de investigação para a indústria com base numa abordagem sustentada em design.

O consórcio pretende atingir os seguintes resultados:

  • Métodos de ensino e diretrizes de formação inovadoras na área de EM&Ts
  • Desenvolvimento de um referencial de competências e metodologia de formação
  • Workshops formativos dirigidos a gestores/empresas para cada um dos EM&T
  • Workshops de empreendedorismo dirigidos a start-ups relacionadas com EM&Ts
  • Reuniões de transferência de produtos intelectuais nas Instituições de Ensino Superior
  • Mobilidade de staff académico e formação em métodos de transferência de conhecimento
  • Mobilidade de alunos com um background misto (design e/ou engenharia)
  • Workshops de teste nas diferentes áreas de EM&T
  • Atividades de exploração e disseminação eficazes e eficientes.

Uma execução integrada e sistemática das atividades para alcançar estes resultados vai permitir que os parceiros estabeleçam um método comum e inovador para o ensino de EM&T nas Instituições de Ensino Superior (IES), criem novas competências profissionais e aptidões empreendedoras nos estudantes e desenvolvam novas diretrizes e abordagens para a transferência de tecnologias e conhecimento (da academia para as indústrias).

Além disso, os diferentes atores envolvidos no projeto (IES avançadas tanto no campo da tecnologia quanto no criativo, centros de transferência de tecnologia, laboratórios de materiais, representantes da indústria, organismos certificadores) vão impulsionar a consecução dos objetivos do projeto.

 

 

 


Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.


Setor do Projeto: Formação, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: Material ConneXion Italia (Itália), Centro italiano per l’apprendimento permanente (Itália), FAD, Fostering Arts and Design (Espanha), Tecnun – University of Navarra (Espanha), BCD Barcelona Centre de Disseny (Espanha), Material Design Lab, Copenhagen School of Design and Technology (Dinamarca), IDC West Sweden AB (Suécia), Aalto University, CHEMARTS (Finlândia), ISQ (Portugal)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Department of Design, Politecnico di Milano (Itália)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2019
Duração: 2019-2021
Website: