DESTINE

Acrónimo: DESTINE

Designação do projeto: European Design Technicians League

Código do Projeto: 2020-1-ES01-KA202-082337

Data de início: 01-11-2020   Data de conclusão: 31-10-2022

Custo total elegível: 284.760,00 €

Valor de financiamento: 284.760,00 €


 Objetivos

Pretende-se criar um novo perfil profissional para a área dos metais em Fabrico Aditivo: o Técnico de Design em Fabrico Aditivo para metais. A este perfil profissional estará associada uma nova qualificação, também a desenvolver no âmbito deste projeto, que estará alinhada com o nível 4 do Quadro de Qualificações Europeu.

É também um objetivo do projeto testar esta qualificação e oferecer aos formandos a oportunidade de participarem em Competições Nacionais e Europeias de Competências organizadas pelo consórcio, numa primeira fase, mas a adicionar às competições EuroSkills.

 

Resultados esperados

Com este projeto, pretende-se contribuir para o crescimento do Fabrico Aditivo e, ao mesmo tempo, suprir as necessidades de pessoal qualificado no mercado. Oferecer aos jovens a possibilidade de enveredarem por um percurso profissional promissor e dar-lhes a oportunidade de participar em competições nacionais e internacionais em que importa “Fazer Bem”.

Espera-se, como resultados:

  • Um novo currículo Europeu – European Metal Additive Manufacturing DesignTechnician – alinhado com as necessidades da indústria, a ser integrado no Sistema Internacional de Qualificações em Fabrico Aditivo (IAMQS)
  • Um guia para formadores e professores, para os apoiar na implementação desta qualificação nova
  • Estabelecimento de competições de competências nacionais e Europeias aplicadas a esta nova qualificação, com regras específicas
  • Integração desta nova qualificação no Catálogo Nacional de Qualificações

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

 


Setor do Projeto: Fabrico Aditivo, Formação
País: Portugal
Parceiros: ISQ (Portugal, Fundación IDONIAL (Espanha), CESOL – Asociación Española de Soldadura Y Tecnologias de Unión (Espanha), EWF - European Federation for Welding, Joining and Cutting (Bélgica), Istituto Italiano della Saldatura – Ente Morale (Itália), IEFP IP - Instituto do Emprego e Formação Profissional (Portugal), LZH Laser Akademie GmbH (Alemanha)
Programa EU: Programa Erasmus+ da União Europeia
Coordenação do Projeto: Fundación IDONIAL
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2020
Duração: 2 anos