DIVINT

 

Acrónimo: DIVINT

Designação do projeto: Diversity, Integration, Training

Código do projeto: 2018-1-SE01-KA204-039022

Custo Total: 276 775€ (total elegível para todos os copromotores)

Valor de financiamento: 269 775€ (incentivo total)

 


OBJETIVOS

O projeto DIVINT visa capacitar professores e formadores de línguas maternas para a diversidade, impulsionando a educação intercultural na Europa. O projeto irá proporcionar a grupos vulneráveis ​​de recém-chegados a países europeus, como refugiados, asilados e migrantes, o acesso a formação intercultural em línguas, para que beneficiem da aquisição do idioma do país anfitrião e, simultaneamente, de competências sociais, cívicas e interculturais. Mesmo com contextos nacionais diferentes, a maioria das organizações nas áreas da formação e integração de migrantes, nos países europeus, partilha esta necessidade. Deste modo, os parceiros do projeto DIVINT irão comparar as diferentes situações destas temáticas nos seus países e, em conjunto, criar soluções partilháveis.

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Currículo de Formação

Um currículo de formação em línguas, em termos de conhecimentos, aptidões e atitudes, com abordagens à diversidade e ao multiculturalismo. Este currículo será desenvolvido em conformidade com o Quadro Europeu de Qualificações e com o Sistema Europeu de Créditos do Ensino e da Formação Profissionais e será direcionado para a educação de adultos, mas adaptável a outras áreas/níveis.

 

Kit de Avaliação

Um guia metodológico que formalizará um processo de reconhecimento de competências de migrantes, relativamente a línguas, interculturalidade e diversidade, a fim de orientá-los corretamente para processos de formação relevantes, a si adaptados.

 

Caixa de Ferramentas

Um conjunto de atividades práticas inovadoras, baseadas no Currículo de Formação, para apoiar tutores e formadores no ensino de idiomas, combinado com as temáticas da diversidade e da educação intercultural.

 

Manual de Procedimentos

Um guia para tutores e formadores, com informações detalhadas sobre conceitos básicos, definições e abordagens metodológicas para lidar com a diversidade de maneira dialógica e positiva, em ambientes de aprendizagem formais, não formais ou informais.

 

Plataforma de Aprendizagem

Um espaço digital para formadores e formandos, destinado a sensibilizar e desenvolver conhecimentos sobre diferentes tópicos relacionados com a formação em línguas, diversidade e interculturalidade, através de cenários interativos e gamificação. Também incluirá os Recursos Educacionais Abertos produzidos em todas as etapas do projeto.

 

 


Este projeto é Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.


Setor do Projeto: Centros de Investigação, Indústria, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: ISQ (Portugal), Centre d’Information et d’Education Populaire – CIEP (Bélgica), Hellenic American Union – HAU (Grécia), Innovation Training Center – ITC (Espanha), Vestifex Adult Learning Centre (Estónia), Spektrum Educational Center – SEC (Roménia)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Centre for Flexible Learning – CFL (Suécia)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2018
Duração: 2018-2020