ENCRYPT 4.0

 

Acrónimo: ENCRYPT 4.0

Designação do projeto: Apoiar a Indústria Europeia através da Capacitação de Profissionais de Cibersegurança

Código do Projeto:2020-1-RO01-KA202-079983

Data de início: 11-2020   Data de conclusão: 10-2022

Valor de financiamento: 284.992,00€


 Objetivos

O principal objetivo do projeto Encrypt 4.0 é fortalecer a capacidade das PMEs de manufatura garantindo a segurança dos seus dados, no contexto da Indústria 4.0, e contribuir para combater a escassez de mão de obra na área da cibersegurança.

Os objetivos específicos do projeto são:

  • Permitir que a gestão das PME do setor da manufatura adote uma abordagem proativa em relação à cibersegurança, apoiando-as no processo de análise, identificação e combate aos ciber-riscos e ameaças;
  • Promover a aprendizagem através de projetos interativos para aumentar o conhecimento e competências de cibersegurança dos trabalhadores das PME;
  • Fortalecer o diálogo entre pares no campo da cibersegurança e o acesso gratuito a análises críticas de lições aprendidas e roteiros de defesa cibernética.

Os grupos-alvo do projeto são executivos e chefes de departamentos em PMEs de manufatura, trabalhadores e/ou profissionais de cibersegurança nas PMEs de manufatura em transição para a Indústria 4.0, formandos com perfis técnicos e formadores de Ensino professional na área da cibersegurança.

 

Resultados esperados

  • Encrypt 4.0 Cyber Risk Audit Matrix

A Matriz de Auditoria de Ciber-risco (MACR) permitirá aos trabalhadores de fábricas inteligentes ter uma visão geral sistemática de cenário de risco e criar um perfil de ciber-risco  em tempo real.  A MACR será uma ferramenta analítica que apoiará as empresas de manufatura na realização de controles preventivos e de detecção de risco, com as respetivas ações de mitigação. A MACR seguirá a tríade da CIA, que é um modelo comprovado para o desenvolvimento de políticas de segurança e tem três conceitos principais: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. A matriz medirá  dois aspectos principais – probabilidade e impacto do risco.

 

  • Encrypt 4.0 Cyber security training lab

 O laboratório de formação Encrypt 4.0 será uma ferramenta de formação online e flexível, onde trabalhadores de PME e outras partes interessadas serão capazes de colaborar em diferentes projetos e estudos de caso e, assim, aumentar suas competências de cibersegurança. O principal objetivo do laboratório de formação será equipar os trabalhadores com os conhecimentos teóricos e práticos, aptidões e competências necessárias para operar soluções baseadas na Indústria 4.0 de uma forma que garanta a cibersegurança ao longo de toda a cadeia de processo. O laboratório de formação será focado em estudos de caso reais, desafios e cenários de simulação de ciberataques, que provavelmente aparecerão em ambientes de manufatura inteligentes.

 

  • Encrypt 4.0 Documental battery on cyberattacks

Uma ferramenta online de informações documentais, em parte alimentada pelos próprios utilizadores. Esta ferramenta será uma bateria documental inovadora sobre ciberataques, concebida especificamente para as necessidades das PME da indústria transformadora da UE que operam no contexto da Indústria 4.0 e dará acesso a análises críticas de ciberataques reais e lições aprendidas, bem como roteiros sobre como prevenir, identificar, lidar e se recuperar de ciberataques.


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.


Setor do Projeto: Cibersegurança
País: Portugal
Parceiros: ISQ (Portugal, Avantalia Soluciones (Spain), PCX Computers & Information Systems (Cyprus), FH Joanneum Gesellschaft MBH (Austria), European Center For Quality (Bulgaria)
Programa EU: Programa Erasmus+ da União Europeia
Coordenação do Projeto: Universitatea de Medicina, Farmacie, Stinte si Tehnologie George Emil Palade din Tirgu Mures (Romania)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2020
Duração: 2 anos