enwarec

ENWAREC

Programa EU: Research Fund for Coal & Steel (RFCS)

Coordenação: VDEh-Betriebsforschungsinstitut GmbH (BFI)

Parceiros: Dillinger, Acciaierie d’Italia, RINA, CSIC, ISQ, Questhub, Easy Hydro, Univ. Oviedo

Ano de Início:  2025 

Duração: 3 anos

Contacto ISQ:

Setores: Centros de Investigação, Indústria, Outras Indústrias, Sustentabilidade

ISQ promove a sustentabilidade e eficiência na produção de aço através do projeto europeu de I&D EnWaRec

O projeto EnWaRec (Recovery of energy and water from cooling circuits for a sustainable transition to hydrogen-based direct reduction) enfrenta um dos maiores desafios atuais da indústria do aço: a descarbonização e eficiência de recursos na transição para a produção com hidrogénio. Os circuitos de arrefecimento e lavagem de gases nas fábricas de aço que usam tecnologia de redução direta operam sob condições severas — altas temperaturas (até 80 °C, incrustações, corrosão e partículas abrasivas — tornando a recuperação de energia e água extremamente difícil com as tecnologias disponíveis atualmente. Adicionalmente, as alterações climáticas agravam o problema, ao aumentar o stress hídrico e reduzir a disponibilidade de água doce.

Para superar estas barreiras, o projeto EnWaRec está a desenvolver uma abordagem holística de integração de tecnologias de recuperação de calor, eletricidade e água, incluindo a monitorização avançada e tratamento químico personalizado dos circuitos hídricos. O projeto pretende recuperar >50% do calor residual e 65% da energia hidráulica para geração de vapor, secagem de lamas e aquecimento urbano, através do desenvolvimento de:

  1. Permutadores de calor anti-entupimentos e bombas de calor de alta temperatura para geração de vapor.
  2. Microturbinas para recuperação de eletricidade de circuitos de arrefecimento.
  3. Revestimentos avançados e estratégias de dosagem química para prevenir corrosão e incrustações nos circuitos de arrefecimento.
  4. Membranas de destilação para recuperação de água.
  5. Ferramentas digitais e modelos preditivos para a gestão dinâmica dos circuitos de água.

O ISQ lidera o Work Package 6 – Avaliação Ambiental e Económica, realizando Análises de Ciclo de Vida (ACV) e de Custo de Ciclo de Vida (CCV), tanto para as tecnologias individuais como para os cenários integrados, de forma a medir os benefícios ambientais e económicos, apoiar a tomada de decisão e otimizar poupanças de recursos e redução da pegada de carbono.

Para saber mais sobre o projeto siga o seguinte link: https://enwarec.eu/about-the-project/.