LEARNING PATH

 

Acrónimo: Learning Path

Designação do projeto: Digitalized Learning Path for Educational Organizations

CÓDIGO DO PROJETO: 2018-1-FI01-KA202-047312

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 225.899€ (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 225.899€ (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

O projeto Learning Path promove uma abordagem sistemática para o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências digitais em três níveis:

  • no desenvolvimento das competências digitais a nível organizacional (percurso de aprendizagem das organizações),
  • no desenvolvimento de aptidões e competências digitais a nível pessoal/profissional (percurso de aprendizagem dos formadores),
  • no desenvolvimento da cooperação com empresas.

A capacidade digital das organizações influencia a possibilidade dos formadores e dos formandos de potenciarem as suas aptidões e competências digitais e de aplicarem as ferramentas digitais de forma mais criativa, promovendo um melhor ensino e aprendizagem. A cooperação com parceiros externos é uma parte importante do desenvolvimento da formação profissional de aptidões e competências digitais no âmbito da aprendizagem ao longo da vida.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Estratégias para o desenvolvimento da capacidade digital, aptidões e competências digitais a nível organizacional

Partner organizations will have created and updated strategy/plans for developing its digital capacity, and trainers’ digital skills and competences. Plans include also further developments steps.

Os parceiros do projeto vão criar e/ou atualizar as suas estratégias e planos para o desenvolvimento da sua capacidade digital e das aptidões e competências digitais dos formadores. Esta planificação inclui também as etapas para o percurso de desenvolvimento no futuro.

Seleção de ferramentas de avaliação, cobrindo as áreas selecionadas do DigCompEdu de acordo com as necessidades das organizações, compiladas, testadas e publicadas na plataforma Learning Path

  • Conjunto de ferramentas de avaliação (ex.: nível nacional e europeu)
  • Avaliação da capacidade digital, avaliação pessoal das aptidões e competências dos formadores
  • Planos para o desenvolvimento de percursos de aprendizagem digital para organizações e percursos de aprendizagem para formadores

Como resultado, as organizações participantes vão ter avaliações feitas a nível organizacional e/ou a nível pessoal (formadores) de acordo com o estado de maturidade digital e as necessidades de desenvolvimento das organizações.

Training packages (i.e. strategies and materials) for increasing the digital competence of educators compiled and tested and training schemes for trainer training (Digital skills and competences)

Pacotes de formação (estratégias e materiais) para aumentar a competência digital de formadores previamente testados e esquemas para formação de formadores (aptidões e competências digitais)

  • Percurso de aprendizagem para formadores
  • Material de formação

A formação planeada será flexível e adequada para diferentes tipos de situações. A ideia principal centra-se em workshops práticos, nos quais será utilizada uma diversidade de metodologias para facilitar a aprendizagem. Esta formação será desenvolvida através de uma metodologia agile, para que as experiências e o feedback dos formadores e participantes tenham impacto na atualização da formação.

Interação com parceiros externos

Conjunto de ferramentas e metodologias para parceiros externos possibilitando-lhes a oportunidade de começar a desenvolver as suas aptidões e competências digitais.


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.


Setor do Projeto: Formação, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: VUC Storstrøm (Dinamarca), Oberstufenzentrum Informations- und Medizintechnik (Alemanha), Berufsförderungsinstitut Wien (Áustria), ISQ (Portugal)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Tampereen Aikuiskoulutussäätiö sr (Finlândia)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2019
Duração: 2018-2021