LEARNING PATH

 

Acrónimo: Learning Path

Designação do projeto: Digitalized Learning Path for Educational Organizations

CÓDIGO DO PROJETO: 2018-1-FI01-KA202-047312

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 225.899€ (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 225.899€ (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

O projeto Learning Path promove uma abordagem sistemática para o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências digitais em três níveis:

  • no desenvolvimento das competências digitais a nível organizacional (percurso de aprendizagem das organizações),
  • no desenvolvimento de aptidões e competências digitais a nível pessoal/profissional (percurso de aprendizagem dos formadores),
  • no desenvolvimento da cooperação com empresas.

A capacidade digital das organizações influencia a possibilidade dos formadores e dos formandos de potenciarem as suas aptidões e competências digitais e de aplicarem as ferramentas digitais de forma mais criativa, promovendo um melhor ensino e aprendizagem. A cooperação com parceiros externos é uma parte importante do desenvolvimento da formação profissional de aptidões e competências digitais no âmbito da aprendizagem ao longo da vida.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Estratégias para o desenvolvimento da capacidade digital, aptidões e competências digitais a nível organizacional

Os parceiros do projeto vão criar e/ou atualizar as suas estratégias e planos para o desenvolvimento da sua capacidade digital e das aptidões e competências digitais dos formadores. Esta planificação inclui também as etapas para o percurso de desenvolvimento no futuro.

Seleção de ferramentas de avaliação, cobrindo as áreas selecionadas do DigCompEdu de acordo com as necessidades das organizações, compiladas, testadas e publicadas na plataforma Learning Path

  • Conjunto de ferramentas de avaliação (ex.: nível nacional e europeu)
  • Avaliação da capacidade digital, avaliação pessoal das aptidões e competências dos formadores
  • Planos para o desenvolvimento de percursos de aprendizagem digital para organizações e percursos de aprendizagem para formadores

Como resultado, as organizações participantes vão ter avaliações feitas a nível organizacional e/ou a nível pessoal (formadores) de acordo com o estado de maturidade digital e as necessidades de desenvolvimento das organizações.

Pacotes de formação (estratégias e materiais) para aumentar a competência digital de formadores previamente testados e esquemas para formação de formadores (aptidões e competências digitais)

  • Percurso de aprendizagem para formadores
  • Material de formação

A formação planeada será flexível e adequada para diferentes tipos de situações. A ideia principal centra-se em workshops práticos, nos quais será utilizada uma diversidade de metodologias para facilitar a aprendizagem. Esta formação será desenvolvida através de uma metodologia agile, para que as experiências e o feedback dos formadores e participantes tenham impacto na atualização da formação.

Interação com parceiros externos

Conjunto de ferramentas e metodologias para parceiros externos possibilitando-lhes a oportunidade de começar a desenvolver as suas aptidões e competências digitais.


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.


Setor do Projeto: Formação, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: VUC Storstrøm (Dinamarca), Oberstufenzentrum Informations- und Medizintechnik (Alemanha), Berufsförderungsinstitut Wien (Áustria), ISQ (Portugal)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Tampereen Aikuiskoulutussäätiö sr (Finlândia)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2019
Duração: 2018-2021