LEVEL UP

 

Acrónimo: Level Up

Designação do projeto: Digital Skills for Adults with Blue-collar Occupations

CÓDIGO DO PROJETO: 2018-1-TR01-KA204-058746

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 186.499€   (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 186.499€   (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

A era digital afetou a força de trabalho de várias maneiras, criou uma situação em que os trabalhadores precisam de se adaptar aos ambientes de trabalho digitais. 56% da população adulta não possui competências em TIC ou possui apenas as aptidões necessárias para cumprir as tarefas básicas da sua atividade num ambiente rico em tecnologia (OCDE Skills for a Digital World 2016). Durante a sua formação escolar, as ferramentas digitais não estavam tão desenvolvidas, portanto estes trabalhadores não possuem muitas das competências digitais necessárias atualmente, o que se poderá revelar uma dificuldade no âmbito da empregabilidade e na capacidade de manter o emprego nesta era digital.

O projeto Level Up tem como objetivo desenvolver as competências digitais de adultos com profissões pouco qualificadas a fim de adaptá-las à era digital. Essas competências são essenciais em todos os ambientes de trabalho e vão cade vez mais ser necessárias para operar muitas ferramentas utilizadas em profissões mais técnicas e industriais.

Ao adquirir as competências digitais necessárias para a era digital, os adultos com baixo nível de escolaridade terão mais oportunidade de aumentar a sua empregabilidade, trabalhar com mais eficiência e produtividade, encontrar maneiras de melhorar suas competências básicas usando as TIC.

Outro objetivo deste projeto é o de criar conteúdos para os centros de formação de adultos providenciarem cursos de competências digitais para o grupo-alvo, desta forma, haverá uma maior acessibilidade a este tipo de formação.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Análise da situação atual dos centros de formação de adultos e dos seus formadores relativamente ao desenvolvimento de competências digitais nos países parceiros

Este resultado mostra as estratégias utilizadas na formação para as competências digitais dos centros de formação de adultos. O documento contém boas práticas relativamente à formação em competências digitais promovidas por essas instituições. Também inclui abordagens e apresenta as tecnologias mais utilizadas na educação de adultos

Análise de Necessidades

Este resultado vai analisar numa vertente europeia as competências digitais necessárias para os trabalhadores com baixas qualificações, para se poder promover uma atualização de competências de acordo com a digitalização dos locais de trabalho

Desenvolvimento de materiais de formação

Este resultado como objetivo desenvolver os módulos de formação de acordo com os dados obtidos anteriormente. Cada módulo de formação vai ser desenvolvido de acordo com o nível 4 ou 5 do Quadro Europeu de Qualificações e vai ser aplicada a metodologia de educação de adultos de Malcolm Knowles para produção de conteúdo mais eficiente para adultos.

Teste dos conteúdos   

A validação dos conteúdos feita na plataforma e-learning que inclui todo o conteúdo e momentos de formação.

Manual para formadores

Um manual para formadores de adultos que pode ser utilizado como guia de utilização e aplicação do conteúdo formativo.

 


Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.


Setor do Projeto: Formação, Indústria, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: Bridging to the Future Ltd (Reino Unido), Media Creativa 2020, S.L. (Espanha), European Grants International Academy S.R.L. (Itália), ISQ (Portugal), Turk Girisim ve Is Dunyasi Konfederasyonu (Turquia), Istanbul Valiligi (Turquia)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Istanbul Metropolitan Municipality (Turquia)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2019
Duração: 2018-2020
Website: