LUBSYSTECH

Acrónimo: LubSysTech

Designação do projeto: Sistema integrado de gestão da lubrificação e análise de condição baseado na monotorização da qualidade e desempenho de lubrificantes industriais.

Código do projeto: 033673

Custo Total: 663.067,56 €

Valor de financiamento: 465.198,77 €

 


 

OBJETIVOS:

A lubrificação industrial é uma forma primitiva de manutenção preventiva, que quando administrada de forma correta aumenta a disponibilidade e tempo de vida dos equipamentos. Por vezes os equipamentos industriais encontram-se a operar sob condições extremamente exigentes (meios abrasivos, altas temperaturas, elevadas velocidades de rotação, elevada taxa de deposição de poeiras sob os mesmos, etc.) pelo que requerem maiores cuidados no que respeita aos procedimentos de conservação da sua integridade mecânica e da sua eficiência.

O projeto LubSysTech destina-se a desenvolver um sistema integrado de gestão da lubrificação e análise de condição baseado na monitorização da qualidade e desempenho de lubrificantes industriais. Este sistema terá integrados algoritmos de diagnóstico e previsão que permitam em tempo real, suportar a decisão na gestão da manutenção relativa a ações a tomar sobre os lubrificantes e sobre a manutenção dos equipamentos. Este projeto consiste numa filosofia de lubrificação condicionada, a qual tem como pressupostos lubrificar de acordo com as necessidades dos equipamentos, substituir lubrificantes apenas quando for necessário e certificar que os lubrificantes desempenham corretamente as suas funções. Por outro lado tira partido das análises regulares de óleos para realizar, em estágio de desenvolvimento prematuro, uma monotorização da condição dos equipamentos.

O projeto LubSysTech é apoiado por um equipamento portátil de recolha e análise dos lubrificantes, que é constituído por um conjunto de diversos sensores de medida terá a capacidade de ser ligado no circuito de lubrificação dos equipamentos a monitorizar.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

Para dar resposta a estes desafios o projeto LubSysTech propõe-se desenvolver um sistema integrado de gestão da lubrificação e análise de condição baseado na monotorização da qualidade e desempenho de lubrificantes industriais.

O resultado que se pretende obter visa gerar para o cliente:

– Uma significativa redução de consumo de óleos lubrificantes, com uma consequente redução de importações ao nível de matérias-primas (óleos refinados e/ou crude para os processar) com uma contribuição positiva na balança comercial Nacional e uma redução do consumo energético associado ao processo de transformação e transporte.

– Um decréscimo importante nas quantidades de resíduos perigosos gerados pelas substituições prematuras dos lubrificantes.

– Uma redução do tempo de paragem dos equipamentos, devido à diminuição de falhas do sistema de lubrificação e por redução das necessidades de substituição prematura de lubrificantes.

– Uma ferramenta de auxílio na gestão/planeamento das ações de manutenção dos equipamentos através da informação permanente sobre a condição dos lubrificantes e equipamentos.

Para atingir esse propósito o projeto LubSysTech desenvolve novas capacidades em duas linhas de investigação paralelas:

Equipamento portátil – No desenvolvimento de um equipamento inovador de recolha e análise de óleos portátil (permitindo a monitorização dos óleos através das rotas de lubrificação);

Software com Modelo Preditivo – No desenvolvimento de uma ferramenta de gestão da Lubrificação sob Condição com capacidade de diagnóstico e previsão do tempo de vida.

 

Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e Lisboa2020.


Setor do Projeto: Indústria
País: Portugal
Parceiros: ISQ, Universidade de Coimbra
Programa EU: COMPETE 2020
Coordenação do Projeto: ISPT
Contacto do Projeto: info@isq.pt
Ano de Início: 01-09-2018
Duração: 30-08-2020
Website: