ON-CALL

 

Acrónimo: ON-CALL

Designação do projeto: Conselheiros de Saúde Comunitária

Código do projeto: 2018-1-UK01-KA204-048095

Custo Total: 267 916€ (total elegível para todos os copromotores)

Valor de financiamento: 267 916€ (incentivo total)

 


OBJETIVOS

O objetivo do projeto ON-CALL é favorecer a transformação de áreas desfavorecidas aos níveis social e económico em comunidades saudáveis e sustentáveis, através da promoção da literacia em saúde, através de uma abordagem de desenvolvimento comunitário.

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Currículo para Conselheiros de Saúde Comunitária

Com este currículo, será formada uma equipa de conselheiros de saúde comunitária que trabalharão nas suas comunidades para a promoção e melhoria das taxas de literacia em saúde. O currículo incluirá uma formação abrangente em b-learning – presencial e à distância – num total de 100 horas de formação. As temáticas a abordar serão: Pedagogia; Literacia em Saúde; Networking; e Meios de Comunicação Digitais e Redes Sociais.

 

Formação Inicial de Formadores

A Formação Inicial de Formadores vai garantir que seja alcançada uma formação de qualidade quando estes formadores lecionem o Currículo para Conselheiros de Saúde Comunitária aos novos Conselheiros de Saúde.

 

Conjunto de Recursos Digitais de Literacia em Saúde

Um conjunto abrangente de recursos multimédia para a melhoria da literacia em saúde será desenvolvido e disponibilizado on-line para apoiar os Conselheiros de Saúde Comunitária a melhorar as taxas de literacia em saúde. Esses recursos irão abranger três áreas-chave, identificadas pelos parceiros como aquelas onde há maior necessidade de apoio à alfabetização em saúde: promoção da saúde mental; alimentação e nutrição; e medidas de prevenção para uma vida saudável.

 

Portal de Aprendizagem Online

O Portal de Aprendizagem Online servirá para apoiar a disseminação dos resultados acima mencionados. Incluirá um ambiente virtual de aprendizagem para os formadores que frequentarem a Formação Inicial; um espaço personalizado de colaboração, onde os Conselheiros de Saúde Comunitária poderão apoiar-se mutuamente; e um serviço de mensagens instantâneas para comunicarem com os membros das famílias e oferecerem apoio adicional à formação presencial.

 

 

 

 


Este projeto é Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.


Setor do Projeto: Saúde, Sociedade
País:
Parceiros: ISQ (Portugal), Future in Perspective – FIP (Irlanda), AKLUB Center of Education and Counseling (República Checa), INNEO Center for Training and Research (Polónia), DANTE Adult Education Institution (Croácia), KAS HALK Education Center (Turquia), Hub Karelia (Finlândia)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Ballybeen Women's Centre – BWC (Reino Unido)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2018
Duração: 2018-2020