React

 

Acrónimo: REACT

Designação do projeto: Uma abordagem digital para qualificar técnicos de eficiência energética em edifícios

Valor de financiamento: 284 475 € (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

O projeto REACT visa desenvolver uma nova qualificação Técnico Europeu de Eficiência Energética em Edifícios, contribuindo assim para as metas de energia e clima para 2030. Nasce de uma necessidade identificada pela CEDEFOP (Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, 2018) relativa à falta de oferta formativa de nível médio nas áreas técnicas. O ISQ posiciona-se assim na vanguarda da formação profissional, participando no desenvolvimento da qualificação e respetivos materiais de formação e avaliação, em linha com o Plano de Ação Europeu de Educação Digital.

Públicos-alvo:

  • Trabalhadores na área de eficiência energética que desejam atualizar as suas qualificações
  • Trabalhadores com necessidade de requalificação
  • Trabalhadores de manutenção de edifícios
  • Pessoas desempregadas

 

 

RESULTADOS

Plataforma de Portefólios Digitais LEAP

Currículo Técnico Europeu de Eficiência Energética em Edifícios

Constituído pelo Perfil Profissional e Matriz de Competências, através de ferramentas Europeias -nível EQF 4, abordagem orientada para Resultados de Aprendizagem e alinhado com o mecanismo de qualidade EQAVET. O Currículo inclui ainda a descrição detalhada da estrutura da formação, as horas de contacto para os regimes eLearning (formação teórica) e presencial (formação prática em contexto de trabalho) e recursos externos.

 

Materiais de formação digitais inovadores

Desenvolvidos através de uma abordagem dinâmica e interativa em diferentes formatos digitais, compreendendo as quatro Unidades de Competência (UC1 Conceitos Básicos de Eficiência Energética em Edifícios, UC2 Tecnologias para a Eficiência Energética em Edifícios, UC3 Metodologias para a Aplicação de Auditorias Energéticas, UC4 Monitorização da Eficiência Energética em Edifícios). Um conjunto de exercícios práticos para aplicação em contexto de trabalho está também em desenvolvimento.

 

Jogo Virtual (serious game) para avaliação formativa

O jogo pedagógico REACT integra o processo formativo em regime eLearning sendo desenvolvido em quatro partes, cada uma correspondendo a uma unidade de competência. O objetivo deste resultado é motivar o/a formando/a a ganhar pontos no jogo enquanto afere os conhecimentos já adquiridos e as temáticas a melhorar.

 

Estrutura e ferramentas de avaliação sumativa

No final de cada unidade de competência, o/a formando/a será avaliado através de questões de escolha múltipla, dois exercícios práticos de avaliação e ainda um webquest por cada UC.

 

Esquema e ferramentas de RVC

O Reconhecimento e Validação de Competências Adquiridas, em contexto não formal e informal, é um resultado fundamental para a qualificação de profissionais com experiência prévia, mas sem qualificações. No âmbito do projeto REACT, é desenvolvido um esquema de RVC e ferramentas que serão validadas e testadas com profissionais do setor.

 

Diretriz REACT para exploração adicional

Será ainda desenvolvida uma diretriz com vista a uma fácil adoção dos resultados anteriormente listados por entidades de formação profissional.

 

 

 


Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.


Setor do Projeto: Formação, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: ISQ (Portugal), ISQe (Portugal), SEERC (Grécia), REAN (Croácia)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Oeste Sustentável
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2019
Duração: 2019-2021