Parceiros: NOMAD TECH, EVOLEO TECHNOLOGIES, MEDWAY - OPERADOR FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS, INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO, INEGI, UNIVERSIDADE DO PORTO, ISQ, PFP- ASSOCIAÇÃO DA PLATAFORMA FERROVIÁRIA PORTUGUESA, MEDWAY TERMINALS, ASSOCIAÇÃO CENTRO DE COMPETÊNCIAS FERROVIÁRIO (CCF), METRIC ARGUMENT CENTRO DE SERVIÇOS DE METALOMECÂNICA , IDMEC - INSTITUTO DE ENGENHARIA MECANICA
Setores: Centros de Investigação, Ferrovia, Indústria, Transportes e infraestruturas
Designação do projeto: Desenvolvimento de ca+acidade produtiva em Portugal de vagões inteligentes para mercadorias
Código do projeto: 01/C05-i10/2024.PC644940527-00000048
Custo Total Elegível: 64.979.556,34 €
Valor de financiamento: 24.880.552,857 € (NextGenerationEU)
Custo Total Elegível (ISQ): 1.192.851,36 €
Valor de financiamento (ISQ): 1.192.851,36 € (NextGenerationEU)
Data de início: 01-07-2022
Data de conclusão: 30-06-2025
Este projeto recebeu apoio do Plano de Recuperação e Resiliência
RESUMO:
A Agenda SMART WAGONS estrutura-se em 6 Work Packages, interrelacionados entre si e que de forma conjunta contribuirão para a transformação do perfil de especialização da economia portuguesa, recuperando a sua capacidade para desenvolver e fabricar material circulante inovador e de elevada intensidade tecnológica:
No âmbito do WP1 “Design” pretende-se desenvolver uma metodologia de projeto para desenvolvimento de vagões de mercadorias fruto de um conjunto estruturado de atividades de I&D+i em domínios como projeto da plataforma do vagão e incorporação dos elementos constituintes, a especificação dos processos de fabrico, a especificação dos sistemas de sensorização e design de hardware para transmissão de dados e o desenvolvimento do software de tratamento de dados e ações associadas.
O WP2 “Manufacturing” visa assegurar o desenvolvimento e fabrico de plataformas para vagões intermodais tendo como especificações e requisitos os resultados do projeto “Design”. No âmbito desta iniciativa pretende-se também validar tecnologicamente a assemblagem de vagões intermodais e o equipamento de sensorização especificado e desenvolvido no WP1. Serão definidas as competências de I&D e produtivas necessárias para o fabrico de uma nova geração.
No WP3 “Operation/Maintenance”, pretende-se investigar, desenvolver, validar e industrializar os serviços de manutenção preditiva com capacidade de atuação proativa, com base nos dados obtidos pela sensorização dos vagões, bem como a capacidade de intervenção de manutenção em oficina com equipamentos de medição e diagnóstico digitais que recomendem a organização dos trabalhos de manutenção a realizar posteriormente. Contempla a adaptação dos vagões existentes, introduzindo os sistemas de sensorização especificados.
O objetivo do WP4 “Training and Qualification” passa por constituir uma academia de formação e promoção de ações de formação, que permita qualificar profissionais, através do desenvolvimento de competências e conhecimentos consideradas essenciais para a transformação estratégica do setor.
O WP5 “Certification, Dissemination and Exploitation of results” visa desenvolver um conjunto de iniciativas que promovam a homologação e certificação dos produtos e soluções desenvolvidas preparando-os para a sua valorização comercial no mercado global assim como para garantir uma ampla divulgação dos resultados alcançados e posicionamento de Portugal como fornecedor de material circulante ferroviário inovador.
Por fim, o WP6 “Project Management” visa a coordenação geral do trabalho entre todos os WP através da gestão das suas componentes técnicas, administrativas e financeiras.
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