274124316 4880976581939503 2974050132400157478 n

ISQ demonstra soluções verticais no Laboratório de Ensaios Especiais

O ISQ organizou uma sessão de demonstração de soluções e ensaios avançados para as indústrias aeronáutica, aeroespacial, energia, automóvel e de transporte de produtos perecíveis.

Esta sessão de demonstração decorreu no passado dia 18 de fevereiro no Laboratório de Ensaios Especiais (LEE) de Castelo Branco, tendo contado com a presença de diversas entidades, entre as quais membros do Conselho de Administração do ISQ e o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.

Localizado em Castelo Branco, o Laboratório de Ensaios Especiais disponibiliza um conjunto único de ensaios avançados para a indústria e atividades de Investigação e Desenvolvimento e Inovação, trabalhando em projetos emblemáticos como os lançadores para a Agência Espacial Europeia (ESA), ou as asas para a EMBRAER, sendo um polo de excelência e uma fonte de fixação de quadros especializados, gerando valor para a região.

Ensaios de Termodinâmica

Ensaios de certificação ATP e emissão de certificado ATP para o território nacional, por delegação do IMTT.

O laboratório de certificação ATP é acreditado pelo IPAC, de acordo com a norma NP EN ISO 17025, e é reconhecido pela Divisão de Transportes das Nações Unidas e pelo Instituto Internacional do Frio.

Ensaios e inspecções por Termografia standard e Termografia Lock-in, com técnicos inspectores certificados internacionalmente pelo ITC (Infrared Training Center).

Auditorias e acompanhamento de obras nas áreas de Termodinâmica (sistemas de frio, sistemas de AVAC e sistema de geração de calor).

Caracterização termodinâmica de materiais (calor específico, condutividade térmica e dilatometria).

Ensaios de Vibração:

O LEE integra ainda um laboratório de vibrações, com Shaker de elevada capacidade (107 kN e 300 kW) e com controlo de temperatura, efectuando para além de ensaios standard de fadiga, determinação de ressonâncias próprias e choque, análise Modal Operacional.

Ensaios Aeroespaciais:

O LEE dispõe também de um laboratório para ensaios de componentes para a as indústrias Automóvel, Espaciais, Aeronáutica e outras, equipado com Câmaras de vácuo e sistemas de actuadores MTS e sistema recolha de dados HBM de 1000 canais para realização de ensaios limite e de fadiga (análise de ciclos de vida). Este laboratório está acreditado na EN/AS 9100C:2009.

INFANTE

INFANTE

Primeiro microssatélite português | Aplicações marítimas e comunicações a partir de constelações

O projeto Infante tem como objetivo demonstrar a capacidade nacional de desenhar, construir, integrar, testar e operar um demonstrador de um microssatélite em órbita baixa (500 km de altitude). Trata-se de um projeto de I&D para o desenvolvimento e demonstração em órbita de tecnologia para um pequeno satélite, percursor da observação de constelações vistas da Terra.

O ISQ é o parceiro responsável pela garantia da qualidade, segurança, desenvolvimento de um processo específico de montagem, integração e teste e pelas atividades de teste no nível do sistema e do subsistema.

IXV pillars

IXV : Veículo de reentrada atmosférica experimental

Este veículo demonstrador reutilizável e não tripulado é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) e tem capacidade para fazer voos orbitais e de se deslocar em voo planado, entre a reentrada na atmosfera e o local de amaragem. O ISQ esteve muito envolvido no desenvolvimento do IXV, sendo a única entidade portuguesa que acompanhou, em permanência, este projeto desde o seu início. Mais recentemente, a colaboração com a ESA decorreu a partir do centro de ensaios que o Grupo detém em Castelo Branco.

mars rover exploring the red planet surface, 3d illustration

SONDA PARA MARTE

Cápsula de reentrada atmosférica para exploração de Marte

O ISQ concluiu um projeto para a exploração de Marte. Com o nome de código cTPS o resultado já foi validado pela ESA e teve como objetivo o desenvolvimento do sistema de proteção térmica de uma capsula que irá trazer amostras de rególito (calhaus) de Marte para serem analisados na Terra. Uma solução de engenharia portuguesa que pega na cortiça, junta-lhe engenharia e inovação e cria uma capsula de reentrada atmosférica inovadora que promete ser uma referência em novos desenvolvimentos para missões espaciais. Oferecemos à ESA uma solução mais simples, mais leve, 25% abaixo do peso máximo exigido, e com redução de custos de produção. A sonda será lançada depois de 2020.

Space satellite orbiting the earth. Elements of this image furnished by NASA.

SAGRES SMART

Suporte inteligente para prospeção geológica no fundo do mar baseada em recursos espaciais

O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, baseado em serviços de deteção remota e em big data analytics, que recolhe informação de satélites de observação da terra da Agência Espacial Europeia (ESA).
O objetivo é desenvolver e implementar um serviço de consultoria web, baseado numa plataforma de suporte à decisão (PSD) que combina dados de observação da Terra de diversas fontes (OE) com inteligência artificial / Machine Learning (AI / ML) para melhorar a prospeção e exploração com vantagens para a indústria de exploração mineira em alto mar (DSM).
Este projeto inclui novas áreas de competência para o ISQ, que vão desde o conhecimento da instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica e big data analytics, bem como competências base em geologia e oceanografia.
O ISQ neste projeto tem o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

passaro1

PASSARO: Capacidades de Inovação de testes funcionais e estruturais  de estruturas aéreas

O projeto PASSARO tem como objetivo trabalhar em diversas áreas relacionadas com testes funcionais e estruturais, bem como com estruturas avançadas.

O PASSARO contribuirá para o desenvolvimento de estruturas inteligentes e multifuncionais, para a automação dos processos e tecnologias produtivos associados à manutenção na abordagem Indústria 4.0, aplicada a dois demonstradores em escala real (dois cockpits e demonstradores de asas específicos para a plataforma de desenvolvimento inovador de aeronaves da Regional Aircraft’s (IADP).

gamma

PROJETO GAMMA EX: Remotely Piloted Aircraft System

Pretende-se desenvolver no âmbito deste projeto um sistema aéreo com operação remota (RPAS – Remotely Piloted Aircraft System) preparado para ações de reconhecimento e de monitorização química e radiológica.

O projeto GAMMAex pretende ainda estender o emprego do RPAS, a cenários onde haja o perigo de atmosferas explosivas.

embraer 1

ASA DA EMBRAER

Ensaios ao demonstrador da parte estrutural de uma asa

O ISQ foi responsável pela conceção e execução de um conjunto de ensaios num demonstrador da parte estrutural de uma asa (semi-asa) constituída maioritariamente por material compósito. Esta semi-asa foi desenvolvida pela Embraer e destina-se a uma nova geração de aviões comerciais de passageiros. A Embraer fez o ensaio em solo desta semi-asa no laboratório do Grupo ISQ, em Castelo Branco. Para o efeito foram utilizadas técnicas avançadas de inspeção não destrutiva assim como trabalhos preliminares de ensaios mecânicos e de impacto.

Também lhe pode interessar