Container Terminal - Freight container with different national flag designs

A importância da Normalização para um comércio sustentável

Sustentabilidade

A normalização é uma ferramenta que fornece segurança jurídica a todos os utilizadores e é essencial para ajudar os governos, a indústria e os consumidores a realizar cada um dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O Sistema Europeu de Normalização tem sido fundamental para a concretização e o desenvolvimento do mercado único. A atividade da Normalização tem tido um papel da maior relevância na eliminação dos obstáculos técnicos ao comércio, assegurando a interoperabilidade dos produtos e serviços complementares, facilitando a introdução de produtos inovadores e, em última análise, reforçando a confiança dos consumidores europeus na qualidade dos produtos e serviços comercializados na União Europeia (UE).

A presunção da conformidade com a legislação pertinente da UE confere uma importante segurança jurídica a todos os utilizadores das normas e, em particular, às pequenas e médias empresas e aos consumidores, na medida em que pressupõe a garantia e o cumprimento de adequados níveis de segurança, proteção da saúde, defesa do consumidor e proteção do ambiente.

As normas europeias têm vindo a substituir as normas nacionais potencialmente incompatíveis, em todos os Estados-Membros, facilitando, assim, o acesso ao mercado a todos os que as utilizam e contribuindo dessa forma para o aprofundamento contínuo do mercado único.

Novas oportunidades globais

Por outro lado, ao promover um alinhamento estreito entre as normas europeias e as normas internacionais, a UE promove as melhores práticas e aumenta as sinergias nas cadeias de valor mundiais, o que reforça os fluxos comerciais e cria oportunidades para que as empresas europeias desenvolvam as suas atividades.

Dessa forma, além de apoiar a inovação e a competitividade da indústria europeia, contribui igualmente para o crescimento económico global.

Extravasando a realidade europeia, as normas internacionais têm contribuído para a sustentabilidade desse ambicioso plano de ação cujo objetivo é melhorar a paz e a prosperidade, erradicar a pobreza e proteger o planeta, e que é a Estratégia 2030 da ONU reconhecida globalmente como essencial para a sustentabilidade futura do nosso mundo.

Container Terminal - Freight container with different national flag designs
A importância da Normalização para um comércio sustentável 1

As normas promovem sustentabilidade económica, facilitando o comércio global, melhorando a infraestrutura nacional da qualidade de cada país e são um apoio indispensável à prática dos negócios, permitindo que avancem com mais solidez no mercado mundial e abrindo portas a novas oportunidades.

A Normalização internacional tem fornecido uma base sólida sobre a qual a inovação pode prosperar e é uma ferramenta essencial para ajudar os governos, a indústria e os consumidores a realizar cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

AF TQ10 300 dpi — spreads Page 20 Image 0001
Cursos de Formação

Qualidade e Normalização

AF TQ09 300 dpi — spreads Page 28 Image 0001 e1630268636723

DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE NORMALIZAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.