Wind generator turbines in sky

Energia Eólica

Sustentabilidade, Energias Renováveis
word image 12

Soprar a favor do meio ambiente e do clima

COM UM CRESCIMENTO ASSINALÁVEL, A ENERGIA EÓLICA APRESENTA-SE CADA VEZ MAIS COMO UMA FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA ALTERNATIVA ÀS ENERGIAS FÓSSEIS E MAIS POLUENTES, NESTA TRAJETÓRIA, DESTACA-SE A APOSTA POLÍTICA E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, QUE O ISQ TEM ACOMPANHADO E NA QUAL TEM DESEMPENHADO UM PAPEL IMPORTANTE, SOBRETUDO NA ÁREA DO FABRICO E DA INSTALAÇÃO.

POR David Pereira

A energia renovável com maior crescimento em todo o mundo, a par da energia solar, é a energia eólica, que forneceu 4,7% da eletricidade mundial produzida em 2018. Em algumas regiões, como a Europa e a América do Norte, a sua participação chegou mesmo aos 11,4% e 6,3%, respetivamente.

O impulso para a implementação desta energia tem sido dado pelas políticas de apoio financeiro dos gover- nos dos diversos países, que abraça- ram as energias renováveis como uma alternativa às energias fósseis e mais poluentes. Esta energia tem, de facto, um impacto elevado na melhoria do meio ambiente e no clima, através da redução das emissões de CO2, e da diminuição do efeito de estufa.

Por todos estes motivos, a energia eólica está em expansão, tanto onshore como offshore.

No caso do onshore, a expansão acontece principalmente nos países que aderiram a esta energia tardiamente. Já a energia offshore é a grande aposta dos países que há muitos anos começaram a construir eólicas em onshore e que, agora, necessitam de espaço para continuar a produzir energia elétrica com maior periodicidade diária e em locais com mais vento.

Este trajeto faz prever que a capa- cidade eólica global irá crescer de 64 GW/ano em 2019 para 370 GW/ano em 2050, com um breve período de estagnação no início de 2020 devido à COVID-19. Nomeadamente, a partir de meados da década de 2020, alguns aumentos de capacidade fi- carão a dever-se à substituição de instalações de capacidade que completaram a sua vida útil.

A PAR DA ENERGIA SOLAR, A ENERGIA EÓLICA É A FONTE RENOVÁVEL COM MAIOR CRESCIMENTO EM TODO O MUNDO, TENDO FORNECIDO 4,7% DA ELETRICIDADE MUNDIAL PRODUZIDA EM 2018.

AUMENTO DE TAMANHO E DE POTÊNCIA

A acompanhar este processo está a tecnologia, que tem evoluído durante estes 25 anos, sendo de referir que as eólicas têm aumentado de tamanho e em potência. Por exemplo, há 20 anos, uma eólica tinha no máximo uma potência 2 MW e 80 m. de altura; hoje, existem eólicas com mais de 10 MW e 145 metros de altura (pás com mais de 80 metros).

A tecnologia permitiu ainda melhorar a potência. Através da eletrónica, aumentaram a sua capacidade de produção de energia em diversos regimes de velocidade do vento. Os materiais das pás também evoluíram ao longo dos anos, tornando-as mais leves e resistentes, o que assegura uma melhoria na sua fiabilidade e performance.

PAPEL DO ISQ NAS EÓLICAS

O ISQ tem acompanhado toda esta evolução, desempenhando um papel importante no setor do fabrico e da instalação de eólicas. Atua como entidade de primeira linha no controlo de qualidade em fábrica dos diversos componentes que constituem uma eólica (torres metálicas, fundações, nacelles, geradores e pás) e, neste âmbito, dispõe de equipas dedicadas para a realização das inspeções de controlo de qualidade e de NDT em fábrica.

Atualmente, o ISQ tem um contrato de inspeção de componentes eólicos em fábrica com a EDP Renováveis, sendo considerado um parceiro de confiança, experiente e com expertise no trabalho que desenvolve. Através deste contrato, garante que os componentes libertados das fábricas saem em conformidade com os requisitos de qualidade estabelecidos nos cadernos de encargo do cliente. As inspeções realizadas em fábrica permitem reduzir os custos associados à falta de controlo de qualidade e às falhas que po- dem danificar a integridade da eólica.

Sendo uma entidade com forte componente laboratorial, o ISQ suporta as melhores empresas de fabrico de eólicas do mundo, como é o caso da Vestas, realizando ensaios de componentes de eólicas (vibração, temperatura e humidade, ensaios HIPOT) e ensaios customizados.

Além destes serviços, o ISQ tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de novas tecnologias como o demonstrador do Windfloat (demofloat), no qual teve um papel importante nas atividades de I&D associadas ao projeto. No seguimento deste projeto, o ISQ esteve envolvido no controlo de qualidade na construção do Windfloat Atlantic.

AdobeStock 396145001 edited

EÓLICAS OFFSHORE

INSPEÇÕES NA BÉLGICA E EM ESPANHA

O ISQ está presente na Smulders, construtora belga de jackets e monopiles (fundações para shallow waters) para eólicas offshore, realizando inspeções na Bélgica (Hoboken) e em Espanha (Sevilha). Em concreto, o ISQ participou na inspeção dessas estruturas para o projeto Triton Knoll, parque offshore localizado no mar do Norte, participando também no projeto Moray East (959 MW), ao realizar inspeções elétricas das construções das fundações (isolamento de cabos, inspeção visual, testes funcionais, teste de continuidade e ligações à terra, inspeção de caminho de cabos e HAT – Harbour Acceptance Test, pré-comissionamento, etc.).

NOS PARQUES EÓLICOS, O GRUPO ISQ PODE PROPORCIONAR UM CONJUNTO DE SOLUÇÕES QUE PERMITEM VALORIZAR E OTIMIZAR OS ATIVOS DOS OPERADORES DE PARQUES EÓLICOS. ENTRE MUITOS OUTROS, ENCONTRAM-SE OS SEGUINTES SERVIÇOS:

  • estudos de ruído
  • estudos de impacto ambiental
  • inspeção de pás (através da utilização
  • de drones)
  • inspeção de integridade estrutural
  • extensão de vida de eólicas
  • inspeções de linhas de vida & plataformas & guinchos
  • análises das causas de falhas
  • due diligences
  • inspeções elétricas
  • coordenação de segurança em obra
  • consultoria
Wind generator turbines in sky

A GARANTIR QUALIDADE DAS PÁS EÓLICAS

A qualidade das pás eólicas da Siemens Gamesa tem na base as inspeções e a coordenação de ensaios não destrutivos do ISQ, que realiza o trabalho em fábrica utilizando a técnica convencional de ultrassons. Este serviço é de grande importância, pois assegura que as linhas de colagem longitudinais das shells superior e inferior estão em conformidade com os requisitos de qualidade. Além deste serviço de inspeção das pás através de UT em fábrica, o ISQ tem inspetores qualificados e com experiência no controlo de qualidade do fabrico de pás de eólicas. Em ambos os casos, os técnicos do ISQ estão certificados segundo o referencial da Siemens Gamesa.

Offshore wind turbines farm on the ocean. Sustainable energy

CONTROLO DE SEGURANÇA E QUALIDADE

PROJETO WINDFLOAT ATLANTIC

O projeto Windfloat Atlantic tem três plataformas, cada uma delas com uma eólica V164 MHI-Vestas, e o ISQ participou no controlo de qualidade e segurança de duas plataformas flutuantes offshore. O serviço prestado – abrangendo atividades de controlo não destrutivo, coordenação de segurança em obra, apoio técnico ao controlo de qualidade e elaboração de procedimentos de qualidade – permitiu assegurar que as duas plataformas flutuantes tivessem a aprovação da entidade classificadora, podendo ser deslocadas para o site (ao largo de Viana do Castelo). Este é um projeto da Windplus, um consórcio formado pela EDP Renováveis, Engie, Repsol e Principle Power Inc.

ISQ Logo med framed

Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.