Solar panels with the blue sky

Energia Solar Fotovoltaica

Sustentabilidade, Energias Renováveis
word image 109

MERCADO SOLAR

Serviços e soluções do ISQ no apoio aos principais intervenientes do setor

PORTUGAL ESTÁ NA VANGUARDA DOS PAÍSES EUROPEUS COM MAIOR POTENCIAL DE CRESCIMENTO NO MERCADO DA ENERGIA SOLAR E O ISQ TORNOU-SE UM PARCEIRO IMPORTANTE DAS ENTIDADES QUE OPERAM NO SETOR. O APOIO AOS CLIENTES – DESDE OS PEQUENOS PRODUTORES DESCENTRALIZADOS ATÉ AOS PRODUTORES/PROMOTORES DAS GRANDES CENTRAIS FOTOVOLTAICAS – É ASSEGURADO AO LONGO DE TODAS AS FASES DA CADEIA DE VALOR.

POR Rui Alves

PORTUGAL ESTÁ NA VANGUARDA DOS PAÍSES EUROPEUS COM MAIOR POTENCIAL DE EXPANSÃO NO MERCADO DA ENERGIA SOLAR.

O mercado da energia solar fotovoltaica tem assistido a uma procura promissora, desempenhando um papel cada vez mais relevante no panorama energético nacional. Ao longo dos últimos anos, este acentuou-se com um aumento da potência instalada de 454 MW em 2015 para 824 MW em 2020, contribuindo para o crescimento de 65% na energia so- lar produzida. Portugal está, assim, na vanguarda dos países europeus com maior potencial de expansão no mercado da energia solar.

Neste contexto, o ISQ é já um importante parceiro dos principais intervenientes no setor, desenvolvendo serviços e soluções que respondem às necessidades dos mesmos desde os pequenos produtores descentralizados até aos produtores/promotores das grandes centrais fotovoltaicas, projetistas, entidades instaladoras e de operação & manutenção. Reconhecido pela sua isenção e competência, o ISQ atua nesta área como entidade terceira, suportada por técnicos especializados e equipamentos de monitorização e inspeção de última geração.

word image 110

Os Serviços de Energia do ISQ apoiam os clientes ao longo de todas as fases da cadeia de valor através de:

  • ESTUDOS PRÉVIOS DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÓMICA;
  • ANÁLISE DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS;
  • SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS, TESTE DE ACEITAÇÃO (EM FÁBRICA E IN SITE);
  • GESTÃO DE PROJETO, FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA;
  • COMISSIONAMENTO;
  • MONITORIZAÇÃO E GARANTIA DE PERFORMANCE;
  • OPERAÇÃO & MANUTENÇÃO.

No setor da produção descentralizada, o ISQ disponibiliza um serviço de consultoria especializado na elaboração de caderno de encargos e posterior análise qualitativa de propostas.

Esta ferramenta é um importante auxílio na fase de tomada de deci- são e tem como garante a escolha da melhor solução técnico-económica, Empresas de referência do tecido empresarial, produtoras de energia, viram no ISQ o parceiro ideal para fornecer esta avaliação de forma imparcial e idónea.

SERVIÇOS DE APOIO À CONSTRUÇÃO

Durante a fase de construção da central fotovoltaica, o serviço de fiscalização e acompanhamento de obra tem-se revelado de extrema importância para os clientes (produtores/promotores). Através deste, é possível assegurar o cumprimento dos requisitos legais e normativos aplicáveis, assim como a correta implementação das especificações de projeto contratualizadas, mantendo um apertado controlo de qualidade sobre a instalação executada. São avaliados em pormenor vários aspetos da execução, tais como:

  • VALIDAÇÃO E ACEITAÇÃO DE MATERIAIS EM OBRA;
  • DEFINIÇÃO E CUMPRIMENTO DE CRONOGRAMAS DE TRABALHO;
  • APLICAÇÃO DAS ESPECIFICAÇÕES LEGAIS, NORMATIVAS E DE PROJETO;
  • CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO;
  • REALIZAÇÃO DE TESTES E ENSAIOS;
  • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO GLOBAL DA INSTALAÇÃO, IMEDIATAMENTE APÓS CONCLUSÃO;
  • COMISSIONAMENTO DA INSTALAÇÃO, ASSEGURANDO A QUALIDADE DA INSTALAÇÃO NO MOMENTO DA ACEITAÇÃO POR PARTE DO CLIENTE FINAL.

TRUST ENERGY

Central de ciclo combinado acompanhada pelo ISQ desde a construção

A Turbogás, central de ciclo combinado com 990 MW (três grupos de 330 MW), funciona a gás natural e começou a operar em 1999. Possui uma eficiência acrescida, aproveitando o calor dos gases da turbina para produzir vapor, que por sua vez aciona outra turbina. Ambas mobilizam o mesmo gerador, permitindo que seja atingido um rendimento superior a 50%.

Construída muito perto da Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro, central a carvão desativada em 2004, o seu projeto foi sustentado na viabilidade económica do gasoduto, estando previsto que consumiria, a funcionar a plena potência, mais de 50% do gás natural transportado.

O ISQ participou na sua construção com serviços de CND e QA/QC, entre outros, e tem mantido uma relação permanente, acompanhando as paragens de manutenção.

João Crespo

APOIO À MANUTENÇÃO

Conscientes da importância que tem a performance das centrais fotovoltaicas ao longo da sua vida útil e durante o período de Operação & Manutenção (O&M), o ISQ disponibiliza serviços de consultoria e apoio a O&M, nomeadamente através da realização de:

  • TESTES E ENSAIOS DE SEGURANÇA;
  • IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS E ANOMALIAS;
  • MONITORIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO E AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRODUÇÃO;
  • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO GLOBAL DA CENTRAL.

A avaliação do rendimento da central é uma preocupação constante dos vários intervenientes (produtores/ promotores/investidores) durante a exploração das centrais fotovoltaicas, uma vez que tem implicação direta na sua rentabilidade. A performance ratio (PR ou “relação de rendimento”) é um dos parâmetros mais importantes para perceber a eficiência e fiabilidade de um sistema fotovoltaico, pois permite relacionar a produção de energia elétrica real e a teórica, sendo aferida em percentagem pela relação entre o rendimento real e o esperado.

A análise à evolução da PR permite avaliar o estado do sistema fotovoltaico e detetar desvios abaixo do expectável, indiciando possíveis falhas do sistema, o que possibilita, assim, adotar medidas preventivas atempadamente. O ISQ está dotado de competências e meios técnicos para examinar este parâmetro em grandes centrais fotovoltaicas.

TERMOGRAFIA COM DRONES

A análise termográfica dos diversos equipamentos fotovoltaicos é outra vertente vital na operação das centrais fotovoltaicas, tendo em vista a manutenção de elevados níveis de fiabilidade e eficiência. Esta inspeção permite a deteção prévia de anomalias nos componentes, o aumento da disponibilidade do sistema para produção de energia e a avaliação da qualidade dos módulos fotovoltaicos. O ISQ disponibiliza serviços de inspeção termográfica aos vários equipamentos da instalação fotovoltaica, entre os quais a mais recente inspeção termográfica aérea, recorrendo a veículos aéreos não tripulados (UAV – Unmanned Aerial Vehicles, designados por drones).

Este novo serviço permite realizar uma avaliação termográfica detalhada, incluindo assinaturas térmicas através do tratamento da informação recolhida com recurso a software de análise adequado às instalações em causa. Esta solução eficaz cumpre os mais elevados padrões de qualidade e garante a inspeção 100% dos módulos fotovoltaicos, sendo solicitada por operadores de centrais fotovoltaicas, desde a pequena produção descentralizada até aos grandes parques fotovoltaicos do nosso país.

SHAMS

ISQ no maior projeto de energia renovável em operação no Médio Oriente

Localizada na região oeste de Abu Dhabi, SHAMS foi o maior projeto de energia renovável em operação no Médio Oriente.

É propriedade da Masdar, do Fundo de Pensões de Abu Dhabi e da TOTAL (França), tendo sido comissionada em 2013. Contribui para o objetivo de 7% de energias renováveis em 2020 em Abu Dhabi, assim como para a redução da pegada carbónica ao eliminar 175.000 toneladas de dióxido de carbono por ano.

O ISQ iniciou a sua colaboração com SHAMS em 2013, quando foi solicitada uma análise de falha (RCA – Root Cause Analysis) a um dos seus componentes sob pressão. Na sequência deste trabalho, foi solicitado ao ISQ o seu envolvimento na primeira paragem desta instalação, que ocorreu em outubro de 2014. O objetivo foi analisar e reparar problemas surgidos durante o período de garantia, inspecionar a totalidade dos equipamentos sob pressão, definir o estado “zero” da instalação e acompanhar algumas alterações funcionais ao projeto inicial. A presença do ISQ em SHAMS estendeu-se de maio a dezembro de 2014.

Entre os trabalhos desempenhados pelo ISQ, destaca-se a preparação, elaboração e implementação dos Planos de Inspeção e Ensaio (ITP – Inspection Test Plan) dos vários equipamentos, que se alia às análises de falha, permitindo respostas e soluções muito mais eficazes, assim como o seguimento do upgrade de outros equipamentos.

ISQ Logo med framed

Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.