AF TQ09 300 dpi — spreads Page 21 Image 0002

Turismo debate sustentabilidade em iniciativa do ISQ

Turismo, Sustentabilidade

NUM EVENTO QUE REUNIU OS GRANDES PLAYERS DO TURISMO EM PORTUGAL, O ISQ E O TURISMO DE PORTUGAL PROMOVERAM O DEBATE E MOSTRARAM SOLUÇÕES INOVADORAS DISPONÍVEIS NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE PARA ESTE SETOR-CHAVE DA ECONOMIA NACIONAL.

por Blandina Costa

Portugal está na moda e o Turismo português tem vivido momentos assinaláveis.

O turismo sustentável como futuro

Registam-se recordes de visitantes, subidas nos rankings de melhores destinos, bem como a atribuição de vários prémios. Um dos galardões mais recentes foi o de Melhor Destino Sustentável da Europa, atribuído na feira ITB Berlim, no início de 2019. Este prémio destaca-se por ir ao encontro daquele que é um desígnio nacional: afirmar Portugal como destino sustentável, inovador e competitivo.
A pensar na importância do Turismo para a economia nacional e na meta traçada – presente na Estratégia Turismo 2027 –, o ISQ organizou um debate nacional sobre sustentabilidade no setor.

LANDING PAGE

O evento Towards a Sustainable Tourism Industry – Challenges and Solutions juntou 300 pessoas na Estufa Fria, em Lisboa, entre empresários e gestores de unidades hoteleiras, representantes de dezenas de empresas prestadoras de serviços no setor do Turismo, responsáveis governamentais e um conjunto de oradores nacionais e internacionais.

Além de um espaço de exposição permanente de empresas – que deram a conhecer os seus produtos e serviços para o setor, nomeadamente em eficiência energética e ambiental –, o evento promoveu sessões temáticas sobre eficiência energética e ambiental, sustentabilidade social, instrumentos de apoio financeiro e vantagem competitiva da certificação.
A importância de discutir os desafios e as soluções da sustentabilidade no Turismo ficou clara nas palavras do presidente do Turismo de Portugal, entidade parceira desta conferência: “Promover a partilha do conhecimento sobre boas práticas de sustentabilidade no Turismo e, sobretudo, o encontro entre detentores de soluções relacionadas com sustentabilidade e empresas turísticas, potenciando a capacidade de adoção, por parte destas últimas, de práticas que, globalmente, contribuam para atingir os objetivos da Estratégia Turismo 2027”, afirmou Luís Araújo.

“Promover a partilha do conhecimento sobre boas práticas de sustentabilidade no Turismo e, sobretudo, o encontro entre detentores de soluções relacionadas com sustentabilidade e empresas turísticas, potenciando a capacidade de adoção, por parte destas últimas, de práticas que, globalmente, contribuam para atingir os objetivos da Estratégia Turismo 2027”

Luís Araújo, Presidente Turismo de Portugal

Apostar na inovação

Que tendências e que práticas estão a ser adotadas no setor do Turismo para dar resposta às exigências dos consumidores, cada vez mais preocupados com as questões da sustentabilidade?

Para ajudar a responder a esta questão, um dos convidados do evento foi Xander Bueno de Mesquita, criador do
grupo QO Hotel.

Keynote speaker, Xander Bueno de Mesquita contou como foi construir um hotel em Amesterdão, o QO Amsterdam, que é um verdadeiro case study em termos de sustentabilidade.

O desafio do empreendedor foi criar não apenas um hotel que recicla os resíduos, poupa água e eletricidade, mas um verdadeiro “living building”. Um hotel em que o conceito de economia circular estivesse presente e que tivesse uma verdadeira identidade. Pode parecer estranho, mas o objetivo principal de Xander não foi a sustentabilidade, mas a construção de um espaço onde as pessoas fossem felizes, conversassem umas com as outras e onde a comunidade local também estivesse presente.

AF TQ09 300 dpi — spreads Page 21 Image 0002

“A sustentabilidade é muito importante, mas não é o objetivo. O objetivo é criar uma comunidade feliz ou uma cidade feliz ou um país feliz “

Xander Bueno de Mesquita, keynote speaker e empreendedor


“A sustentabilidade é muito importante, mas não é o objetivo. O objetivo é criar uma comunidade feliz ou uma cidade feliz ou um país feliz”, onde a comunidade local gosta de estar e os visitantes se sentem bem, explicou o empreendedor. Isso levou a algumas inovações, que começam logo por ser visíveis a quem entra no edifício, encontrando um restaurante e não a típica receção, que foi colocada no primeiro andar.

Mas não é só. As janelas são camaleónicas, ou seja, transformam-se para aproveitar a luz e manter a temperatura do edifício. No topo, foi construída uma greenhouse para produzir os vegetais utilizados no restaurante, com a grande vantagem de combater as emissões.

AF TQ09 300 dpi — spreads Page 21 Image 0001

GOVERNO INCENTIVA A MUDANÇA PARA UM TURISMO SUSTENTÁVEL

“A sustentabilidade ambiental já é uma exigência do consumidor e quem não estiver neste mindset ficará de fora”, alertou a então secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, durante a conferência Towards a Sustainable Tourism Industry – Challenges and Solutions. Partindo de 2015, Ana Mendes Godinho analisou o percurso feito pelo país, notando que houve evolução nos indicadores de sustentabilidade no Turismo – estão a ser monitorizados 40 indicadores de sustentabilidade –, mas confessa que é preciso fazer mais. “Falta imenso, temos de acelerar e, rapidamente, temos de introduzir soluções na cadeia de valor”, afirmou a ex-secretária de Estado do Turismo. Ciente de que este é um caminho incontornável, o governo tem tomado algumas medidas de incentivo à mudança num setor que é assumido como uma das áreas competitivas do país. Por exemplo, em todas as linhas de financiamento, só as empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade são elegíveis. Além disso, a sustentabilidade passou a ser um requisito de qualificação dos hotéis.

“É preciso contaminarmo-nos uns aos outros. É preciso acelerar, é uma questão de sobrevivência da indústria e do país”, salientou a ex-secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O ISQ no turismo sustentável

Em Portugal, a área do Turismo está cada vez mais atenta à sustentabilidade e o ISQ quer ajudar a colocar este setor “na linha da frente das preocupações com o desenvolvimento sustentável”, como frisou Pedro Matias, Presidente do ISQ, justificando a decisão de co-organizar um evento com o Turismo de Portugal.
Casos como o do Hotel Corinthia e o estudo que o ISQ está a desenvolver com a AHETA na região do Algarve são exemplos da eficiência que o ISQ pode levar às unidades hoteleiras e que foram dados a conhecer no evento. “As
poupanças são significativas na fatura de eletricidade, nos consumos de água ou mesmo na produção de resíduos”, destacou Pedro Matias.
Além disso, o ISQ continua a criar inovações que passam pela investigação e desenvolvimento, área na qual apresenta soluções como os tijolos produzidos a partir de beatas de cigarros ou a produção de alimentos em ambientes controlados, que “são já uma tendência no setor hoteleiro”.
Com uma forte aposta no Turismo, o ISQ quer fazer parte da mudança em curso oferecendo soluções concretas, mas também mostrando as soluções que vão surgindo, ciente de que sem informação não há mudança

AF TQ09 300 dpi — spreads Page 02 Image 0001

“colocar o Turismo na linha da frente das preocupações com o desenvolvimento sustentável”

Pedro Matias, Presidente do ISQ

Expositores e montra tecnológica de soluções para o turismo sustentável

BarraLogos2web

Planeamento: um evento sustentável

A organização não deixou escapar nenhum detalhe.
» O evento foi organizado num local único, na Estufa Fria, e apenas no período diurno. A ventilação foi sobretudo a natural, com acesso aos jardins exteriores à sala, promovendo a poupança de energia;
» O programa do evento foi entregue em cartão feito a partir de papel 100% algodão e com sementes de flores, para posterior plantação;
» Os pratos, copos e talheres utilizados no welcome coffee e almoço eram de vidro e porcelana;
» A comida restante foi doada à REFOOD, uma organização que combate o desperdício alimentar e a fome nas comunidades locais;
» Toda a comunicação (divulgação, inscrição, acreditação e inquérito de satisfação) foi feita digitalmente, promovendo a poupança de papel.

ISQ Logo med framed

Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.