moeebius2

ISQ participa no consórcio internacional de eficiência energética MOEEBIUS

O Sustainable Innovation Centre e o departamento de energia do ISQ estão a participar no consórcio internacional do Modelling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability”. Em maio foram discutidos em Atenas os próximos passos do projeto.

MOEEBIUS é um projeto europeu de investigação e desenvolvimento, que visa melhorar a eficiência energética dos edifícios e disponibilizar ferramentas de simulação inovadoras, através de uma metodologia holística de otimização do desempenho energético. A meta é criar uma plataforma informática avançada de gestão de energia em edifícios, pretendendo reduzir o consumo de energia em 35% e garantindo a satisfação dos utilizadores em níveis acima de 95%.

O projeto será testado em três países europeus, Portugal, Inglaterra e Sérvia, do modo a validar a adaptabilidade e versatilidade de diferentes tipologias de edifícios em distintas condições climáticas. O caso de estudo português será realizado em edifícios da Câmara Municipal de Mafra, nomeadamente num Complexo Escolar e no edifício dos Paços do Concelho, pretendendo-se que a comunidade e os stakeholders locais sejam envolvidos através de um Living Lab.

Este projeto é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, Horizonte 2020. O projeto iniciou-se em novembro passado, tendo uma duração de 3 anos e meio. É composto por um consórcio de 15 entidades europeias provenientes de 11 Estados Membros. O seu orçamento total ronda os 7,3 milhões de euros, dos quais cerca de 450 mil euros estão associados à participação portuguesa.

Também lhe pode interessar