Açores conquistam prémio internacional com projeto europeu Mistic Seas
26/09/2017
Os Açores venceram os Atlantic Project Awards, na categoria “Proteção, Segurança e Melhoria do Ambiente Marinho Costeiro”, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto europeu Mistic Seas, com o apoio do FRCT – Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.
O projeto, que se encontra agora na segunda fase (MISTIC’SEAS II), integrou sete parceiros de Portugal e Espanha e teve como objetivo assegurar uma melhor coordenação transnacional da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) na Macaronésia, através da criação de programas de monitorização da biodiversidade marinha.
O júri do prémio considerou que o Mistic’Seas se destacou pelo nível de inovação em termos de resultados alcançados e métodos de trabalho implementados, pelo nível de execução do projeto e pelo seu potencial contributo na implementação e desenvolvimento do PAA – Plano de Ação para o Atlântico.
O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia considerou que este prémio é o “reconhecimento internacional do trabalho do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia”, que integra cerca de duas dezenas de projetos europeus enquanto coordenador e parceiro.
Bruno Pacheco defendeu ainda que este prémio além de representar “um motivo de orgulho” para a Região, é “um incentivo à capacidade de inovação do Sistema Cientifico e Tecnológico dos Açores”.
A cerimónia de entrega dos Atlantic Project Awards 2017 realiza-se a 8 de novembro, em Glasgow, na Escócia.
Estes prémios são financiados pela União Europeia e distinguem os melhores projetos implementados na área geográfica integrada na Estratégia do Atlântico.
Fonte: Governo dos Açores/Diário Insular