Açores conquistam prémio internacional com projeto europeu Mistic Seas

26/09/2017

Os Açores venceram os Atlantic Project Awards, na categoria “Proteção, Segurança e Melhoria do Ambiente Marinho Costeiro”, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto europeu Mistic Seas, com o apoio do FRCT – Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

O projeto, que se encontra agora na segunda fase (MISTIC’SEAS II), integrou sete parceiros de Portugal e Espanha e teve como objetivo assegurar uma melhor coordenação transnacional da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) na Macaronésia, através da criação de programas de monitorização da biodiversidade marinha.

O júri do prémio considerou que o Mistic’Seas se destacou pelo nível de inovação em termos de resultados alcançados e métodos de trabalho implementados, pelo nível de execução do projeto e pelo seu potencial contributo na implementação e desenvolvimento do PAA – Plano de Ação para o Atlântico.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia considerou que este prémio é o “reconhecimento internacional do trabalho do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia”, que integra cerca de duas dezenas de projetos europeus enquanto coordenador e parceiro.

Bruno Pacheco defendeu ainda que este prémio além de representar “um motivo de orgulho” para a Região, é “um incentivo à capacidade de inovação do Sistema Cientifico e Tecnológico dos Açores”.

A cerimónia de entrega dos Atlantic Project Awards 2017 realiza-se a 8 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Estes prémios são financiados pela União Europeia e distinguem os melhores projetos implementados na área geográfica integrada na Estratégia do Atlântico.

Fonte: Governo dos Açores/Diário Insular

Vejo o Artigo Original Aqui