image001

ARIANE 5 faz mais um lançamento. Engenharia Portuguesa ajuda

O ISQ é a única entidade portuguesa, desde 2004, no Spaceport de Kourou, com equipas de controlo de qualidade e segurança. A engenharia portuguesa é assim uma referência no Centro Espacial Europeu onde são lançados os foguetões de três sistemas de lançamento: o Ariane 5, que efetuou no dia 5 de abril – entre as 22h34 e as 23h34 – mais um lançamento; o Soyuz e o Vega.

O Ariane 5 proporcionará uma colocação em órbita de carga útil de aproximadamente 10.260 kg, para uma órbita geoestacionária (GTO), que inclui o suporte dos dois satélites.

Este centro espacial tem uma cota do mercado mundial de satélites geoestacionários civis superior a 50%, o que significa que mais de metade dos satélites geostacionários colocados em órbita nos últimos anos tiveram o acompanhamento de engenheiros do ISQ. Estes satélites orbitais destinam-se a assegurar serviços que vão desde as telecomunicações, internet e observação da terra.

No mês de abril, o Presidente do ISQ, Pedro Matias, coordenou ainda uma missão empresarial de uma semana (09/04 a 15/04) ao Centro de lançamento de foguetões da Agência Espacial Europeia, na Guiana Francesa, tendo participado em várias reuniões com a ESA – European Space Agency, o CNES – Centre National d’Études Spatiales e diversas empresas e entidades de forma a aprofundar a participação do ISQ na área do aeroespacial.

O Centro Espacial Europeu é uma referência de credibilidade e sucesso com base no rigor, qualidade e gestão da qual o ISQ faz parte.

Também lhe pode interessar