valorempresas scaled

ISQ marca presença na CIP com 3 projetos inovadores

O ISQ marcou presença no dia 11 de abril, no Congresso “O valor das empresas” 2018 da CIP (Confederação Empresarial De Portugal), no Europarque – Santa Maria da Feira, com três projetos inovadores: MAESTRI – Total Resource and Energy Efficiency Management System for Process Industries; LIFE SWSS – Smart water Supply Systems e o Simulador de Soldadura Virtual.

O Life SWSS é um projeto liderado pelo ISQ, que se baseia numa plataforma digital com modelos de simulação, previsão e otimização, para apoiar a operação de sistemas de abastecimento de água, através de sistemas mais inteligentes. Um dos objetivos principais é a redução das perdas de água, do consumo de energia e das emissões de gases com efeito de estufa.

Por sua vez, o projeto MAESTRI destina-se a promover a sustentabilidade das indústrias europeias, através do desenvolvimento de ferramentas para a monitorização e gestão da eficiência na utilização de recursos (matérias primas, água e energia) de sistemas produtivos. Neste projeto está a ser desenvolvido um sistema de gestão para promover e simplificar a implementação das ferramentas de eficiência, de forma contínua, através de uma plataforma flexível Internet of Things, que possibilitará a aplicação em empresas de diferentes dimensões.

O Simulador de Soldadura Virtual trata-se de uma ferramenta de aprendizagem, que pretende tornar a formação em soldadura mais atrativa e mais eficiente, suportada em realidade virtual e aumentada. Este simulador melhora a eficiência do processo de formação e permite ainda reduzir os desperdícios com materiais e consumíveis de custos elevados. Outra das vantagens apresentadas por esta tecnologia é a avaliação permanente da performance de cada formando.

O Grupo ISQ tem vindo a apostar e a desenvolver vários projetos ao nível da manufatura aditiva, da realidade aumentada, da economia circular, dos circuitos de água inteligentes, da monitorização do ar e ruído, da modernização tecnológica do setor agroindustrial, entre muitos outros. 

Mais informações sobre o congresso em: http://cip.org.pt/congresso2018/

Também lhe pode interessar