Sagres 1030x376 1

Copernicus Marine Week com o projeto SAGRES

Durante os dias 25 a 29 de setembro, o Sustainable Innovation Centre do ISQ participou na Copernicus Marine Week, em Bruxelas, onde apresentou os resultados do projeto SAGRES.

Space satellite orbiting the earth. Elements of this image furnished by NASA.

SAGRES SMART

Suporte inteligente para prospeção geológica no fundo do mar baseada em recursos espaciais

O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, baseado em serviços de deteção remota e em big data analytics, que recolhe informação de satélites de observação da terra da Agência Espacial Europeia (ESA).
O objetivo é desenvolver e implementar um serviço de consultoria web, baseado numa plataforma de suporte à decisão (PSD) que combina dados de observação da Terra de diversas fontes (OE) com inteligência artificial / Machine Learning (AI / ML) para melhorar a prospeção e exploração com vantagens para a indústria de exploração mineira em alto mar (DSM).
Este projeto inclui novas áreas de competência para o ISQ, que vão desde o conhecimento da instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica e big data analytics, bem como competências base em geologia e oceanografia.
O ISQ neste projeto tem o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

A Copernicus Marine Week tratou-se de uma semana onde se apresentou e divulgou as principais novidades da CMEMS (Copernicus Marine Environment Monitoring Service) no que se refere à economia, desafios sociais, ciência e liderança da UE em todo o mundo e também apresentou as perspetivas futuras do CMEMS em beneficio dos Estados Membros, das Regiões e da Sociedade em geral.

Também lhe pode interessar