clauster

Encontros bilaterais do Clean Sky 2 e Airbus Defence & Space com o Cluster Aeronáutico Nacional

No passado dia 3 de fevereiro, o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT e a Associação das Indústrias Aeroespaciais (PEMAS) organizaram uma sessão dedicada a discutir as potenciais sinergias entre a parceria público-privada Clean Sky2 (CS2) e a indústria portuguesa para o sector aeronáutico, na Confederação das Indústrias Portuguesas.

As sinergias são expectáveis de serem operacionalizadas através dos fundos estruturais nacionais, do programa Portugal 2020.

PASSARO: Capacidades de Inovação de testes funcionais e estruturais  de estruturas aéreas

O projeto PASSARO tem como objetivo trabalhar em diversas áreas relacionadas com testes funcionais e estruturais, bem como com estruturas avançadas.

O PASSARO contribuirá para o desenvolvimento de estruturas inteligentes e multifuncionais, para a automação dos processos e tecnologias produtivos associados à manutenção na abordagem Indústria 4.0, aplicada a dois demonstradores em escala real (dois cockpits e demonstradores de asas específicos para a plataforma de desenvolvimento inovador de aeronaves da Regional Aircraft’s (IADP).

passaro1

O ISQ participou em mesa redonda juntamente com a Agência Nacional de Inovação, o GPPQ, a PEMAS, a TAP, o CS2 e a ADS, para discutir oportunidades de colaboração em projetos de Inovação e Desenvolvimento complementares alinhados com a estratégia do CS2, mapeamento das competências nacionais e estratégia de implementação deste memorando de entendimento.

As reuniões bilaterais tiveram lugar entre os participantes, o CS2 e a ADS, tendo o consórcio do projeto PASSARO sido representado pelo ISQ nestas reuniões.

Também lhe pode interessar