simulador 3

Indústria 4.0 | ISQ apresenta simulador de soldadura digital

ISQ Formação tem uma nova ferramenta de aprendizagem, o simulador de soldadura que pretende estimular o desenvolvimento de competências digitais aplicáveis à formação em soldadura.

Este simulador melhora a eficiência do processo de formação e permite ainda reduzir os desperdícios com materiais e consumíveis de custos elevados. Outra das vantagens apresentadas por esta tecnologia é a avaliação permanente da performance de cada formando.

Nas palavras de Pedro Matias, Presidente do ISQ “o simulador de soldadura é uma ferramenta de aprendizagem muito atrativa para formandos mais jovens, uma vez que está ligada a um processo de operação através de um computador, dando a sensação de que estão num jogo, como se estivessem a jogar numa consola, mas estão a soldar. Assim conseguimos verificar se estão a soldar adequadamente e de acordo com aquilo que lhes foi transmitido. Esta alternativa está a tornar uma área apelidada de menos atrativa, considerada não cool, clean, clever e perigosa, numa área de formação de sucesso.”

A vertente lúdica deste simulador torna a formação em soldadura mais atrativa através do “gaming” com realidade aumentada, preparando melhor os soldadores para o treino real em oficina.

 “É divertido e muito útil, nunca pensei que ia gostar tanto, pensava que estes simuladores fossem apenas interessentes para os netos. O simulador de soldadura permite-nos ver as asneiras que fazemos quando estamos a soldar e perceber como deveríamos ter feito. Permite-nos ainda saber qual o nosso nível de performance, sem precisar de esperar pelos testes de ensaios e ajuda-nos a decidir rapidamente em que processos, materiais e posições deveremos obter a certificação”, refere um dos soldadores e formandos do ISQ Formação.

“É também um contributo muito interessante do ISQ para a chamada Indústria 4.0”, acrescenta o Presidente do ISQ.

Para mais informações: asarrojado@isq.pt e mmsegard@isq.pt

 

 

Também lhe pode interessar