plane 1

ISQ assume presidência da PEMAS

Na Assembleia Geral de dia 27 de dezembro de 2016, Paulo Chaves, responsável pela linha de negócio da aeronáutica no ISQ, foi eleito Presidente do Conselho de Administração da Associação Portuguesa da Indústria Aeronáutica (PEMAS), em representação do ISQ, para os anos de 2017 e 2018.

Fundada em 2006, a PEMAS tem hoje 32 associados e é cofundadora do European Aerospace Cluster Partnership (EACP) que agrega 40 clusters de 13 países, representando mais de 6000 entidades. É uma associação privada, sem fins lucrativos, que pretende representar e promover o sector aeronáutico junto de clientes e parceiros, assim como, junto das entidades públicas nacionais ou europeias. Neste momento, a associação conta com 36 membros, onde se incluem o ISQ, a Caetano Aeronautics, a Embraer, a Optimal e o INEGI.

Portugal é um país com uma estrutura industrial constituída essencialmente por pequenas empresas, muitas delas com dificuldades em estabelecer-se no mercado. Neste contexto, a PEMAS, além de representar o setor, tem a responsabilidade de procurar acompanhar e agregar este tecido industrial, através da maior participação da indústria portuguesa nas cadeias internacionais de desenvolvimento de tecnologia e de fornecimento industrial, em parceria com os centros de interface tecnológica, universidades e parceiros externos.

O ISQ está presente neste sector há pelo menos 20 anos. Nestes últimos anos, é de destacar a atividade que tem desenvolvido para a Embraer, no que diz respeito a prestações de serviços industriais e a projetos de desenvolvimento de tecnologia, assim como para a Airbus, no quadro do Programa CleanSky, de desenvolvimento de tecnologia.

Também lhe pode interessar