ARGELIA

ISQ celebra 10 anos de presença no mercado argelino

A ISQ Argélia comemora este ano o seu 10º aniversário. A filial do ISQ na Argélia tem atualmente o maior contrato do grupo ISQ, no valor de 25.7 milhões de euros, na área de serviços de inspeção e monitorização de corrosão.

“É o resultado de uma estratégia comercial centrada nos agrupamentos Sonatrach, que são responsáveis pelos grandes projetos de oil & gas no país”, afirmou José Figueira, administrador do grupo ISQ e responsável pela filial argelina, acrescentando que “concluído o 1º ano de contrato podemos afirmar que os grandes desafios foram ultrapassados e o balanço é positivo”.

O contrato de 3 anos com o Groupement Berkine, agrupamento entre Sonatrach e Anadarko, assegura uma equipa permanente de técnicos argelinos que avaliam o estado de condição de equipamentos e tubagem desde da zona dos furos de extração até às unidades de tratamento de gás e petróleo. A avaliação é feita em 2 instalações petrolíferas, uma delas no maior campo de extração de gás (EL MERK) e uma segunda num dos maiores campos de extração de petróleo (HBNS), ambos na bacia de Hassi Berkine, na Argélia.

Os serviços da SARL ISQ têm por objetivo avaliar o estado de condição dos ativos para maximizar a disponibilidade da instalação e evitar falhas e/ou acidentes em serviço. Pontualmente, estas atividades são complementadas com técnicos especialistas expatriados do grupo ISQ que realizam formação, transferência de tecnologia e apoiam as atividades de inspeção e ensaios.

O âmbito deste contrato concentra-se no controlo da corrosão, contando para isso com intervenções especializadas em áreas complementares tais como o controlo não destrutivo, a verificação dos sistemas de Proteção Catódica e a Engenharia de Corrosão. Destaca-se ainda a utilização de técnicas avançadas de ensaios não destrutivos tais como Phased Array e LRUT (Long Range Ultrasonic Test), um investimento superior a 2.5 milhões de Euros e que colocam o ISQ na vanguarda destas tecnologias e um dos principais prestadores de serviços na área do controlo de corrosão em explorações petrolíferas na Argélia.

Ainda que a atividade deste contrato esteja centrada no Sul da Argélia, em pleno deserto do Sahara (a 900Km da costa), as operações são suportadas por uma equipa de coordenação logística na capital Argel e através da Gestão de Projeto assegurada entre Argélia e Portugal.

Após uma década de existência, a filial no norte de África, para além das valências na área de inspeção e controlo não destrutivo, dispõe também de um laboratório de metrologia acreditado (EN ISO 17025) pela Algerac. A equipa SARL ISQ conta com 100 colaboradores e um conjunto de contratos em carteira que lhe permite encarar o futuro com otimismo nesta geografia.

Também lhe pode interessar