SHIFT4

ISQ e IAPMEI criam rede nacional para promover a indústria 4.0 nas PME

O ISQ e o IAPMEI assinaram um Protocolo com vista a avaliar o estado da arte da indústria nacional e apoiar as entidades competentes na definição ou ajuste de medidas que facilitem a adoção dos princípios subjacentes à Indústria 4.0 por parte das empresas.

“Com esta iniciativa é hoje lançado o embrião para a criação da rede de entidades consultoras e formadoras qualificadas nas temáticas i4.0, impulsionando as empresas portuguesas a definir e a implementar planos de ação fundamentados e consistentes”, refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.

Este protocolo inovador insere-se no âmbito das ações previstas no Programa Estratégico para a Indústria 4.0, em especial em matéria de promoção de estratégias de transformação digital junto das PME, alinhadas com os objetivos do Programa INCODE 2030 na sua vertente de qualificação de ativos e agrupadas no Programa Capacitar i4.0.

“O ISQ e o IAPMEI irão desenvolver ações no âmbito da estratégia nacional i4.0 em prol das empresas, em áreas como: promoção, operacionalização e avaliação de plataformas de autodiagnóstico; boas práticas em i4.0 que ajudem as empresas a responder aos desafios da 4ª transformação digital; avaliar o estado da arte da indústria nacional e apoiar as entidades competentes na definição ou ajuste de iniciativas que facilitem a adoção dos princípios i4.0 pelas empresas; promover a partilha de casos de estudo e de benchmarkings através da organização de fóruns de debate”, acrescenta Pedro Matias.

protocolo

As duas entidades complementam assim as suas diferentes esferas de atuação junto das empresas ao desenvolver um processo de teste, validação e ampla divulgação da ferramenta de autodiagnóstico sobre o estádio e a maturidade digital das empresas portuguesas, estimulando-as a definir e a implementar planos de ação fundamentados e consistentes.

De realçar que a Plataforma SHIFTTo4.0 surge na sequência do trabalho desenvolvido pelo ISQ no contexto do Projeto SIM4.0 – Sistemas Inteligentes de Monitorização 4.0, a ferramenta de autodiagnóstico de maturidade i4.0 das empresas, e significa a valorização por parte do IAPMEI do know how instalado no ISQ em matéria de inovação”, conclui o Presidente do ISQ.

Esta iniciativa contribuirá para acelerar tendências de modernização e de inovação nas PME, o que implica uma atenção especial à promoção de estratégias de transformação digital através da divulgação e aplicação de instrumentos e ferramentas facilitadoras dos exercícios de reflexão e de preparação.

O grupo de trabalho, composto por representantes do ISQ e do IAPMEI, irá preparar um Plano de Ação, de curto e médio prazos, para promoção, divulgação e aplicação do autodiagnóstico e cooperar na organização de workshops, seminários e conferências, em particular, os que abordem temáticas associadas à inovação empresarial e à transformação digital. Para tal, serão identificadas um conjunto de empresas com potencial de aplicação da Ferramenta SHIFTTo4.0 e desenvolvido um trabalho de mobilização (por convite).

Nasce assim o embrião de uma “rede de entidades consultoras/formadoras” qualificada nas temáticas i4.0, identificando um conjunto de entidades da envolvente empresarial com características e potencial de intervenção no terreno que atuarão – junto das empresas – como suporte à aplicação da ferramenta de diagnóstico, à interpretação dos resultados, à identificação de boas práticas, à elaboração de planos de ação e roteiros para os processos de transformação digital e qualificação das competências. O envolvimento destas entidades será feito por convite através do IAPMEI, ISQ ou do Programa INCODE2030.

Também lhe pode interessar