ED

ISQ monitoriza qualidade do ar em três laboratórios móveis

O ISQ dispõe de três laboratórios móveis de monitorização – LABAR –  para efetuar as medições da qualidade do ar ambiente. Estes laboratórios estão totalmente equipados com analisadores para a medição em contínuo da concentração de todos os poluentes presentes no atual quadro legislativo.

Estes laboratórios são uma referência no mercado, com equipamentos tecnologicamente avançados que permitem remotamente (via modem) a aquisição dos resultados e a deteção de desvios ao seu normal funcionamento.

O ISQ disponibiliza também um serviço para diagnóstico inicial e avaliação do desempenho da cidade ao abrigo da Norma NP ISO 37120 – Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida.

O conjunto de indicadores da Norma NP ISO 37120 (Economia, Educação, Energia, Ambiente, Finanças, Resposta a incêndios e a emergências, Governança, Saúde, Recreio, Segurança, Alojamento, Resíduos, Telecomunicações e Inovação, Transportes, Planeamento urbano, Águas residuais, Água e saneamento) fornece uma abordagem uniforme ao que é medido e à forma como essa medição é realizada.

A metodologia usada pelo ISQ permite uma abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável que inclui indicadores para os serviços urbanos e a qualidade de vida e indicadores para as cidades inteligentes e indicadores para as cidades resilientes.

Esta metodologia garante uma análise contínua do desempenho da cidade, permitindo um planeamento estratégico mais eficaz e suportando a tomada de decisão para o desenvolvimento de políticas públicas e de definição de prioridades, com a possibilidade de partilha das melhores práticas implementadas, integrada numa política de transparência com os cidadãos.

Também lhe pode interessar