sagroma

ISQ no Space Week 2017 em Roma

Durante os dias 21 a 23 de novembro, o ISQ participou no Space Week 2017 em Roma, onde apresentou um poster do projeto SAGRES.

A iniciativa SAGRES é uma abordagem inovadora, desenvolvida para o sector do deep sea mining e tem como principal objetivo a conceção e validação de um sistema de suporte à decisão baseado em inteligência artificial, capaz de prever a distribuição e localização de potenciais áreas-alvo para ocorrência de recursos minerais no fundo oceânico. Pretende dotar o utilizador de uma maior capacidade de decisão para a prospeção e exploração no fundo do mar.

Space satellite orbiting the earth. Elements of this image furnished by NASA.

SAGRES SMART

Suporte inteligente para prospeção geológica no fundo do mar baseada em recursos espaciais

O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, baseado em serviços de deteção remota e em big data analytics, que recolhe informação de satélites de observação da terra da Agência Espacial Europeia (ESA).
O objetivo é desenvolver e implementar um serviço de consultoria web, baseado numa plataforma de suporte à decisão (PSD) que combina dados de observação da Terra de diversas fontes (OE) com inteligência artificial / Machine Learning (AI / ML) para melhorar a prospeção e exploração com vantagens para a indústria de exploração mineira em alto mar (DSM).
Este projeto inclui novas áreas de competência para o ISQ, que vão desde o conhecimento da instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica e big data analytics, bem como competências base em geologia e oceanografia.
O ISQ neste projeto tem o apoio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

A Space Week teve a sua primeira edição em 2013, com o objetivo de promover as ofertas da Comissão Europeia no âmbito do programa espacial do Horizonte 2020. A edição de 2017 contou com cerca de 400 participantes e proporcionou oportunidades estratégicas de networking para as universidades, centros de investigação, indústria, PMEs e associações do setor e para administrações locais.

Este evento foi organizado pela Agência para a Promoção da Riqueza Europeia (APRE) em colaboração com a Agência Espacial Italiana (ASI).

Também lhe pode interessar