1807 scaled

O ISQ na Segurança Alimentar

A segurança alimentar integra o conjunto de normas e cuidados a seguir, nas diferentes fases do processo de produção, transformação e distribuição dos géneros alimentícios. Desde a produção primária ao consumidor é fundamental assumir uma estratégia adequada na gestão de risco, com vista à promoção da segurança dos produtos e do consumidor em todas as fases da cadeia que envolvem a manipulação de géneros alimentícios e subprodutos.

O ISQ presta vários serviços ao nível da segurança alimentar, de forma a garantir a qualidade e segurança dos produtos.

 

EMBALAGENS SEGURAS 

CNE v2

No ISQ testamos as embalagens dos alimentos, para garantir a segurança alimentar dos mesmos. A embalagem tem como função proteger os produtos alimentares do exterior, através das propriedades dos materiais.

Assim, conseguimos não só conservar os alimentos, como também retardar a perda de qualidade dos mesmos.

Os sistemas de embalagem devem ser fabricados a partir de substâncias aprovadas para contacto com géneros alimentícios, que cumpram os requisitos regulamentares no que diz respeito à composição, inocuidade e inércia, não cedendo aos géneros alimentícios constituintes em quantidade suscetível de pôr em risco a saúde dos consumidores, nem alterar as características físico-químicas, microbiológicas e organoléticas do alimento.

 

TRANSPORTE DE PRODUTOS PERECÍVEIS

90234810 2832978826739299 866566457205456896 oA preservação da qualidade dos produtos alimentares (congelados ou ultracongelados) que circulam em câmaras frigoríficas dos veículos que realizam transportes nacionais e internacionais tem de estar assegurada.

No nosso laboratório, em Castelo Branco, fazemos ensaios a veículos de transporte de produtos perecíveis. Assim, garantimos que, se um determinado produto tem de viajar a uma temperatura estabilizada de, por exemplo -5ºC, isso acontece em todo o percurso, estejam 40ºC ou -30ºC. 

Os serviços prestados incluem a inspeção e ensaios a equipamentos isotérmicos e frigoríficos, a instrução do processo de Certificação, ensaios de homologação das máquinas de frio colocadas no mercado pelos grandes construtores internacionais e, por delegação do IMT, a instrução do processo de Certificação ATP com a respetiva emissão do certificado ATP.

 

REGISTADORES DE TEMPERATURA

3S 18.02.14 049 FINALTodos os meios de transporte e armazenagem de alimentos ultracongelados estão equipados com instrumentos de registos adequados para regular as temperaturas. A monitorização das temperaturas de toda a cadeia de frio é essencial para garantir que os alimentos perecíveis são mantidos a temperaturas adequadas e que estas são registadas, com o objetivo de haver um controlo contínuo das mesmas. Este controlo é implementado para eliminar ou minimizar os riscos à saúde dos consumidores.

Os laboratórios ISQ são os únicos com acreditações IPAC e meios necessários à realização dos testes de aprovação de modelo dos registadores de temperatura de acordo com a norma EN 12830.

 

Também lhe pode interessar