black and white city man people scaled

O ISQ no universo das telecomunicações

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação celebra-se a 17 de maio.

As telecomunicações têm por base um ramo industrial complexo. Enviar um email, fazer um telefonema de um ponto do mundo para outro tornou-se algo banal nos dias de hoje.

O ISQ contribui diariamente para essa facilitação e para a garantia da segurança das telecomunicações, quer pelos diversos ensaios a cabos, análise de projetos, inspeção a torres de telecomunicações ou até mesmo pelo acompanhamento do lançamento de satélites.

Reconhecido como um centro de excelência ITU (CoE ITU) pelo Instituto Internacional das Nações Unidas para o setor das Telecomunicações, no final de 2015, destacam-se algumas das competências e projetos nesta área.

No âmbito do espaço, o ISQ esteve envolvido no lançamento de dois satélites de telecomunicações pelo lançador Ariane 5, a partir do Centro Espacial Europeu, na Guiana Francesa. Desde 2003 que presta serviços de gestão de operações, inspeções técnicas, análise de risco,  análise e desenvolvimento de procedimentos, quer para o lançamento do Ariane 5, como do Soyuz ou do Vega.

Garantir que os projetos estão de acordo com os manuais de infraestruturas de telecomunicações em edifícios e infraestruturas de telecomunicações em urbanizações é outra das competências do ISQ, essencial para as telecomunicações.

Mas para que tudo funcione corretamente é necessário garantir que os próprios cabos elétricos trabalhem em perfeitas condições e assegurem a conformidade dos cabos de telecomunicações e comunicação. Por isso a atividade do Laboratório de Cabos Elétricos – LABCAB está orientado para projetos de ensaio podendo acompanhar todas as fases de desenvolvimento de produto.

É desta forma que o ISQ contribui diariamente para a garantia e segurança das telecomunicações.

 

Também lhe pode interessar