waterwattTop

Formação Especializada no âmbito do Projeto WaterWatt

No âmbito do projeto europeu WaterWatt estão a decorrer uma série de sessões de formação em diferentes países europeus, concebidas para transmitir as melhores práticas em medidas de eficiência energética em circuitos de água industriais.

Consulte os nossos especialistas e adquira experiência pratica, explorando uma ferramenta dedicada que se encontra disponível na WaterWatt E3 Platform.

Os workshops foram criados à medida de gestores intermédios, com relação direta à gestão de energia e água, mas também para fornecedores de equipamentos de circuitos de água e consultores serviços de gestão de energia.

A formação tem a duração de meio dia, e os conteúdos abrangem os desenvolvimentos do projeto WaterWatt, nomeadamente:

  • Caracterização de Eficiência Energética em circuitos de água industrial típicos
  • Apresentação da WaterWatt E3 Platform para avaliação da eficiência energética, incluindo a ferramenta de modelação
  • Procedimentos de gestão na organização
  • Instrumentos de financiamento disponíveis para a implementação de medidas de eficiência energética

A formação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

Inscrições

OEIRAS (24/01)
11:00 – 14:00
Edificio da Formaçao ISQ – sala 13
Av. Eng. Valente de Oliveira 19, 2740-254 Porto Salvo
Inscrição Online

V. N. GAIA (25/01)
10:00 – 13:00
ISQ Edificio Ecotermolab – sala E4
Rua Saibreira 171, 4415-538 Grijó
Inscrição Online

 

Sobre o projeto

O projeto Europeu WaterWatt tem como missão a melhoria da eficiência energética em circuitos de água industrial (IWCs). Tratam-se maioritariamente de circuitos secundários, compostos frequentemente por sistemas equipados com motores elétricos que por sua vez apresentam um grande potencial de otimização energética. O projeto tem como objetivo remover barreiras de mercado em soluções de eficiência energética, particularmente devido à falta de conhecimento especializado e de gestão de energia, possibilitando assim poupanças económicas em IWCs.

 

Casos de estudo de circuitos de água industrias (IWC)

Onze casos de estudo representativos de IWC foram identificados, incluindo vários sectores industriais, incluindo industria do aço e industria química. Medidas sustentáveis de eficiência hídrica e energética foram identificados não apenas de cariz técnica, mas tendo também em consideração fatores contextuais tais como: regulamentos, subsídios e financiamentos disponíveis, comportamentos humanos e organizacionais, etc.)

Platforma E3 WaterWatt

As experiências em campo permitiram o desenvolvimento de uma plataforma para a avaliação da Eficiência Energética (Waterwatt E3 platform) destes circuitos. A plataforma contempla informação prática, “feedback”, formações “e-learning”, relatórios do projeto e uma ferramenta que permite aos utilizadores desenhar e simular os seus circuitos de água industriais.

Também lhe pode interessar