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Participação do ISQ no projeto PASSARO

O projeto PASSARO (caPAbilities for innovative Structural and functional teSting of AeROstructures), foi selecionado pelo Clean Sky 2 (CS2)* como Core Partner neste programa, sendo o ISQ uma das entidades responsáveis pela coordenação do projeto com a Airbus Defence and Space (ADS) em Espanha. O projeto envolve um financiamento de 4,5 milhões de euros.

Visa contribuir para o desenvolvimento de aeroestruturas multifuncionais e inteligentes bem como para a automatização dos processos produtivos e tecnologias associadas à manutenção, monitorização do estado de condição (SHM) e testes funcionais de sistemas, numa abordagem Indústria 4.0. Esta tecnologia será aplicada a dois demonstradores específicos à escala real – em cockpit e asa – integrados nas atividades previstas na ITD Airframe. Irá contribuir para a plataforma IADP (Innovative Aircraft Development Platform) do Avião Regional do CS2.

O Grupo ISQ tem uma participação muito ativa neste projeto em especial no demonstrador do cockpit, assumindo a liderança de todas as atividades relacionadas com Ensaios e Inspeção e participa ainda no desenvolvimento de ferramentas relacionadas com a eco-eficiência dos processos produtivos.  Intervém, adicionalmente, no apoio ao desenvolvimento de novos materiais compósitos e soluções para aeroestruturas. Em causa está uma maior resistência ao impacto e acústica, a segurança de aeronaves e o seu conforto ergonómico.

O ISQ colabora ainda no desenvolvimento de modelos de compatibilidade electromagnética ao nível dos materiais e do próprio cockpit numa perspetiva futura da certificação virtual. Desta forma o projeto conta com a colaboração de diversos grupos operacionais e de desenvolvimento nomeadamente o Laboratório de Materiais, Laboratório de Ensaios não destrutivos, Laboratório de Eletricidade e EMC, Metrologia e ainda de empresas do Grupo ISQ (dbWave e SO).

De salientar a dimensão e elevada complexidade dos testes estruturais para avaliação final destes novos materiais já integrados no demonstrador à escala real (Cockpit de um C-295), nos quais se incluem ensaios acústicos, Bird Strike, Lightning Strike e EMC (Electromagnetic Compatibility).

* maior programa europeu de investigação e liderança industrial na aeronáutica

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