Waterwatt 2

Sustentabilidade industrial: consórcio WaterWatt reuniu em Portugal

No início de novembro, realizou-se a segunda reunião do consórcio WaterWatt, no ISQ, em Oeiras. Este é um projeto que pretende aumentar a eficiência energética nos circuitos de águas industriais.

Até ao momento, foi concluída a tarefa de avaliação da implementação das políticas europeias de eficiência energética e sustentabilidade em cada um dos países (Alemanha, França, Itália, Noruega, Portugal e Reino Unido) e setores de atividade (aço, alimentar, químico, papel, cerâmico) que constituem cada um dos casos de estudo do projeto.

Esta etapa permitiu conhecer os stakeholders dos setores industriais representados no projeto, uma vez que contou com questionários, entrevistas e revisão bibliográfica sobre a forma como os diferentes setores abordaram a aplicação das diretivas europeias, sobre sustentabilidade e eficiência energética nos diferentes países, as barreiras que tiveram na sua implementação e as boas práticas aplicadas. O relatório estará brevemente disponível no website do projeto www.waterwatt.eu

A segunda etapa deste projeto passa pela construção da Plataforma Plataforma E3 (Energy Efficiency Evaluation), onde a modelação dos circuitos de água é uma tarefa essencial, motivo que levou os parceiros do projeto a visitarem os circuitos de água selecionados em estudos.

A plataforma estará disponível online e, permitirá ao utilizador realizar, através de técnicas de gamification, um diagnóstico energético dos seus circuitos de água, com sugestões de melhoria e indicação de preços de mercado, simular novas configurações para os circuitos e efetuar análises de benchmarking.

Este é um projeto coordenado pela DECEHEMA, a associação química alemã, sendo o ISQ o único parceiro português, num consórcio de constituído por 6 parceiros (da Alemanha, Noruega, Itália e Reino Unido). O WaterWatt é um projeto financiado pelo Programa Europeu de Apoio à Investigação e Desenvolvimento, o Horizonte H2020, e tem um orçamento total de cerca de 1,8 milhões de euros, e uma duração prevista de 36 meses. Desenvolvido pelo Sustainable Innovation Centre do Grupo ISQ, constitui mais um passo para consolidar a experiência e conhecimento adquirido ao logo dos últimos anos na área de investigação da ligação água-energia, premiando a aposta do ISQ neste sector, no sentido de cumprir a sua missão de apoio científico-tecnológico à indústria nacional.

Também lhe pode interessar