QCPharma 3

Workshop Challenges in Pharma Industry

O QCPharma, laboratório do Grupo ISQ, organiza o Workshop Challenges in Pharma Industry, dia 25 de outubro, no ISQ, Tagus Park, Avª. Dr. Mários Soares, nº. 35.

Conta-se com a Bial no painel de oradores – com o case study sobre “Desafios da Implementação de Data Integrity na Produção” – e de vários representantes da indústria farmacêutica em Portugal como convidados. É o caso da Hovione, LEF, ATRAL, IBERFAR, BASI, CIPAN, Laboratórios Vitória, Merck, Sidepharma, Tilray, Inpharma, Chartwell, HIKMA, entre outros.

Neste encontro pretende-se apresentar soluções para a indústria farmacêutica ao nível de: Controlo de qualidade (desenvolvimento, validação, análises em rotina); Qualificação de equipamentos e validação de processos; Sistemas Data Integrity; Validação de sistemas computorizados (CSV) e Implementação de sistemas de melhoria contínua.

Nos últimos anos a indústria Farmacêutica tem enfrentado inúmeros desafios: desde garantir a integridade dos resultados produzidos até à implementação de análises elementares para o cumprimento dos requisitos regulamentares.

Desde 2010 a US Food and Drug Administration (FDA) incorporou a integridade de dados nas suas inspeções, não só no sentido de garantir a exatidão e a consistência do conjunto de dados produzidos, mas também para manter a indústria Farmacêutica do lado da lei. Isto porque, dentro da indústria farmacêutica, todas as informações estratégicas e consistentes constituem dados relevantes, desde o desenvolvimento de um produto até à sua distribuição ao mercado, sendo a Integridade de dados uma solução de TI.

No âmbito do controlo de qualidade, será abordada neste encontro a temática dos medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis. O que está em causa é garantir que as preparações disponibilizadas cumprem todos os requisitos no que concerne à demonstração da qualidade e segurança , evidenciando que a cadeia de produção, desde o cultivo da planta à sua preparação e distribuição, é conhecida e controlada, sendo possível garantir que os produtos são produzidos de acordo com todas as boas práticas e requisitos aplicáveis contribuindo dessa forma para a salvaguarda e proteção da saúde pública e também para a prevenção do uso indevido de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis .

O QCPharma dá o seu contributo ao debater os desafios e respetivas soluções inerentes ao setor farmacêutico, promovendo ainda a cooperação e partilha de know-how entre os diversos players.

O evento decorre no Auditório do Edifício CIE do ISQ, piso -1. Poderá consultar o programa do evento aqui.

 

Também lhe pode interessar