AMHE

 

Acrónimo: AMHE

Designação do projeto: European Wetlands Ambassadors

CÓDIGO DO PROJETO: 2019-1-FR01-KA202-062930

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 329.029€ (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 329.029€  (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

O projeto AHME pretende dar reposta a dois desafios europeus:

  • Promover formação de qualidade e abrir perspetivas profissionais na área da sustentabilidade a pessoas que se encontrem excluídas do mercado de trabalho ou que estão integradas através de medidas específicas
  • Proteger e valorizar as zonas húmidas e cursos de água europeus. (Diretiva Quadro da Água, através da qual as autoridades europeias e os estados membros devem gerir, controlar a poluição e prevenir riscos naturais, assim como informar a sociedade).

Como resposta a estes desafios, os parceiros do projeto pretendem desenvolver e testar um novo repositório de competências, complementar às competências e formação previamente adquirida nas instituições para a integração na área do desenvolvimento sustentável. Este repositório de competências desenha um novo perfil profissional o de “Embaixador para as Zonas Húmidas” ao trazer para a formação novos temas atualmente abordados por associações ativas na valorização de zonas húmidas, temas como mediação ambiental, engenharia ecológica e um fortalecimento das competências-base e transversais e da capacidade para agir.

O projeto vai ser desenvolvido por uma parceria de sete organizações de seis países europeus (França, Itália, Espanha, Grécia, Portugal e Croácia) cada uma com a sua área de especialização e perfil.

O principal objetivo do projeto AMHE é de desenvolver e testar um conjunto de competências para serem utilizadas e aplicadas por organizações de inserção social ativas na área do desenvolvimento sustentável.

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

O objetivo do projeto AMHE é o de definir, testar e validar o perfil profissional europeu “Embaixadores para as Zonas Húmidas” construindo um novo referencial de competências multidisciplinar que integra competências técnicas, transversais e o saber-fazer.

Visa também reforçar as competências dos formadores responsáveis pelo apoio à integração profissional em associações, centros de formação e autoridades locais com o objetivo de acompanhar e apoiar na implementação deste novo perfil profissional.

Os resultados principais deste projeto vão ser:

  • Desenvolvimento do novo perfil profissional europeu Embaixadores para as Zonas Húmidas
  • Integração de temáticas como Mediação Ambiental, Conhecimentos sobre Ambiente, Engenharia Ecológica, e ainda reforço das aptidões e competências transversais,
  • Transmissão de conhecimentos e validação pedagógica adaptadas às especificidades do grupo-alvo.

 

Estes resultados vão ser atingidos através dos seguintes produtos intelectuais:

  • O1: Esquema de referência profissional para Embaixadores Europeus para zonas húmidas
  • O2: Currículo europeu e conteúdos de formação para o curso de Embaixadores paras as Zonas Húmidas
  • O3: Referencial europeu de avaliação e certificação para Embaixadores para as Zonas Húmidas
  • O4: Centro de recursos “AMHE” e plataforma de aprendizagem para a formação de formadores

 

Este projeto tem também como objetivo apoiar os sistemas nacionais de referência permitindo o seu reconhecimento por entidades europeias e por autoridades públicas responsáveis pela legislação relativa à empregabilidade e formação.

 

 


Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.


Setor do Projeto: Formação, Particulares, Sociedade
País:
Parceiros: Irecoop Toscana (Itália), Instituto Para el Fomento del Desarrollo y la Formacion sl (Espanha), Dimos Alimoumunicipality of Alimos (Grécia), ISQ (Portugal), Ecological Association Krka Knin (Croácia)
Programa EU: Erasmus +
Coordenação do Projeto: Communauté de communes du Sud-Corse (França)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2019
Duração: 2019-2022
Website: