SHIFT4

SHIFT

Programa EU: 

Coordenação: 

Parceiros: 

Ano de Início:   

Duração: 

website: 

Contacto ISQ:

Setores: Centros de Investigação, Indústria

Ferramenta de autodiagnóstico da maturidade digital das empresas industriais

O projeto SHIFT to 4.0, desenvolvido pelo ISQ, em parceria com o IAPMEI, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho, consiste na aplicação de uma ferramenta de autodiagnóstico da maturidade digital das empresas

Na prática, a ferramenta permite analisar as dificuldades e o estado das empresas face aos desafios da transformação digital promovidos pela Indústria 4.0. O programa permite identificar oportunidades, ensinar boas práticas, introduzir ferramentas e executar medidas e ações para tornar as empresas tecnologicamente mais avançadas, sobretudo as PME, durante o seu percurso na transformação digital e reforço de competências nesta área.

O programa disponibiliza ainda ferramentas adicionais para o suporte ao trabalho de consultoria, em matérias associadas aos processos de transformação digital e 4.0.

A implementação do SHIFT to 4.0 será dividida em três fases. A primeira visa a seleção de 80 empresas, de diferentes dimensões e setores da economia nacional, onde será definida a metodologia do diagnóstico e a amostra a participar no exercício. Na segunda fase será colocada em prática a metodologia definida, acompanhada por monitorização no terreno. Caso seja necessário, serão feitos ajustes, definindo-se ainda ferramentas de apoio que sejam necessárias, tais como roadmap de intervenções, textos de apoio sobre a Indústria 4.0, drafts de entrevistas e relatórios, e outros materiais.

Na terceira fase dá-se o scale up do projeto, em que a ferramenta de autodiagnóstico da maturidade digital das empresas ficará disponível para quem esteja interessado.

A avaliação “SHIFT to 4.0” é suportada por uma análise a seis dimensões da indústria 4.0, que constituem a essência da i4.0. A partir dos diferentes temas de cada dimensão é possível posicionar a empresa num dos seis estados de maturidade i4.0

Desenvolvida pelo ISQ e promovida pelo IAPMEI, a conceção da “SHIFT to 4.0” teve por base o inquérito criado pelo IW Consult da Cologne Institute for Economic Research e pela FIR da RWTH da Universidade de Aachen, tendo sido adaptado à realidade portuguesa pelo ISQ em colaboração com Cristina Barros, na qualidade de Co-coordenadora Técnica do EIXO 3 do Programa INCODE 2030.

Até ao fim de maio de 2019, a iniciativa piloto “SHIFT to 4.0”, à qual se associaram diversas entidades do Sistema Científico e Tecnológico, irá possibilitar que um conjunto de empresas beneficiem da realização de um exercício de avaliação de maturidade i4.0.