ponte 25 abril

Substituição dos apoios do Pilar 5 – Ponte 25 de Abril

A ligação do ISQ à Ponte 25 de Abril

A ligação do ISQ à Ponte 25 de Abril iniciou-se nos finais da década de 80, tendo-se mantido até ao presente, podendo no entanto distinguir-se 3 fases diferentes de intervenção:

  • A 1ª fase que consistiu na avaliação do estado geral da obra de arte, em colaboração com o projectista e sob orientação do GECAF, entre 1989 e 1991.
  • A 2ª fase que correspondeu ao periodo de execução dos trabalhos de Instalação do Caminho de Ferro na Ponte e no Viaduto e durante a qual o ISQ assegurou a Fiscalização dos trabalhos, entre 1996 e 1999.
  • A 3ª fase depois de concluída a Instalação do Caminho de Ferro e que consiste na inspecção permanente a todos os elementos constituintes da Ponte e do Viaduto e na Fiscalização dos trabalhos de conservação entretanto executados, nomeadamente de Substituição das Juntas de Dilatação Rodoviária e dos Aparelhos de Apoio da Ponte, após o ano de 1999.

Substituição de aparelhos de apoio nos Pilares P1, P2, P5 e P7

A substituição dos aparelhos de apoio dos Pilares P1, P2, P5 e P7 ocorreu no ano de 2004, e após a instalação dos novos aparelhos de apoio, o ISQ tem assegurado a respetiva monitorização, através de uma inspeção rigorosa e da medição das folgas entre as superfícies de deslizamento e os mesmos.

No final do ano de 2020, na sequência da inspeção dos aparelhos de apoio do Pilar 5, observaram-se valores que refletiam a necessidade de substituição dos discos MSM existentes no interior destes aparelhos de apoio, atividade que se realizou no mês de julho de 2021.

Etapas da substituição do aparelho de apoio do Pilar 5

Esta operação decorreu durante o período de interdição da circulação ferroviária e exigiu uma coordenação rigorosa entre as diversas equipas intervenientes. As etapas principais deste processo foram:

  • Desmontagem das proteções dos aparelhos de apoio do Pilar 5;
  • Transporte do aparelho de apoio de reserva do estaleiro para a plataforma existente no Pilar 5;
  • Elevação da Viga de Rigidez aproximadamente de 3mm;
  • Remoção do aparelho de apoio existente e das respetivas chapas de deslizamento;
  • Montagem das novas chapas de deslizamento;
  • Montagem do aparelho de apoio de reserva;
  • Descida da Viga de Rigidez até à cota inicial;
  • Observação global do aparelho de apoio; – Transporte do aparelho de apoio removido para o estaleiro, para ser acondicionado para ficar apto para uma substituição posterior.

Substituição de travessa da Via Férrea da Ponto 25 de Abril

O ISQ tem em permanência na Ponte 25 de Abril uma equipa de colaboradores que assegura a monitorização desta obra de arte, através da inspeção e avaliação de anomalias existentes, com vista à sua reparação. No âmbito desta prestação de serviços, a inspeção da Via Férrea é de extrema importância.

Na sequência de um pequeno incêndio que afetou uma das travessas da Via Férrea da Ponte 25 de Abril, foi agendada a respetiva substituição que ocorreu no mês de julho de 2021. Uma vez que esta atividade requer interdição da circulação ferroviária, o trabalho decorreu durante o período noturno, entre as 2h e as 5h.

Principais etapas da operação

Esta atividade foi assegurada pelo prestador de serviços da Infraestruturas de Portugal, Sacyr Neopul, S.A, responsável pela manutenção da Via Férrea e compreendeu as seguintes fases:

  • Remoção das fixações da travessa a substituir;
  • Remoção das frações de passadiço de fibra de vidro necessárias para a remoção da travessa a substituir;
  • Remoção da travessa a substituir;
  • Elevação do carril de rolamento de modo a permitir a movimentação da travessa a instalar;
  • Colocação da travessa a instalar;
  • Descida do carril de rolamento até à posição inicial;
  • Colocação das fixações na travessa instalada.

Primeira substituição de travessa desde 1999

Foi a primeira vez, desde o ano de 1999 – ano de conclusão da instalação da Via Férrea na Ponte Suspensa e início da circulação ferroviária nesta obra de arte – que se efetuou uma operação de substituição de uma travessa. A atividade decorreu de acordo com o previsto e a operação foi um sucesso.

As intervenções do ISQ na Ponte 25 de Abril demonstram a sua capacidade técnica e experiência na monitorização, inspeção e substituição de componentes críticos desta infraestrutura única. A atuação contínua garante não só a segurança da circulação ferroviária e rodoviária, como também reforça o papel do ISQ enquanto entidade de referência na manutenção de obras de arte complexas em Portugal.

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