ECOTERMIP

ECOTERMIP

O projeto PME Digital tem como objetivo geral capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas I4.0,.

PME DIGITAL

PME DIGITAL

O projeto PME Digital tem como objetivo geral capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas I4.0,.

SHIFT2Future

SHIFT2Future

A iniciativa SHIFT2Future visa dar continuidade ao projeto piloto SHIFTo4.0 com o objetivo de apoiar e acelerar a transição das empresas para a economia 4.0, capacitando os empresários com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.

Portugal Empreende 4.0

Dinamização de um conjunto integrado de iniciativas de deteção, estímulo e apoio ao empreendedorismo; dinamização de iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras, e apoio à capacitação de iniciativas empresariais e à incubação e concretização de novas empresas, com especial enfoque naquelas incluídas em atividades de maior intensidade de tecnologia e conhecimento, que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços, ou que utilizem a criatividade, o conhecimento e a propriedade intelectual, com elevado  potencial competitivo e de internacionalização.

ECO2PLAST

ECO2PLAST

O projeto uPGRADE destina-se ao desenvolvimento, integração e preparação para a operação de um protótipo demonstrador de uma plataforma CubeSat com competência para fins comerciais e científicos, tais como a observação da Terra, comunicações, monitorização de território, suporte de constelações distribuídas e/ou fracionadas de nano-satélites e execução de missões no espaço cislunar e interplanetário.

Green-4-Future

Green-4-Future

O projeto Green-4-Future tem como principal objetivo alinhar os objetivos do Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (EntreComp) com as metas do Pacto Ecológico Europeu, em particular no que diz respeito à transição para um modelo de economia circular.

SCALER

SCALER

Aumentar a adoção da Simbiose Industrial (SI) na Europa. A inovação consiste na produção de ferramentas e métodos direcionadas para vários stakeholders com vista a facilitar a identificação do potencial, análise de viabilidade e implementação de sinergias que permitam uma gestão coletiva de recursos e resíduos. Um dos objetivos é a conceção de uma base…

MAESTRI

MAESTRI

Projeto europeu de investigação e desenvolvimento que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: “fazer mais, com menos recursos”

ECOPROSYS

ECOPROSYS

Metodologia Integrada de Eco-eficiência para Sistemas de Produção O ISQ desenvolveu um software com ferramentas e recursos que ajudam as empresas a reduzirem os seus encargos ambientais. Trata-se de uma metodologia Integrada de Ecoeficiência para Sistemas de Produção que permite quantificar os níveis de eficiência das empresas, por forma a tornarem-se mais sustentáveis, com políticas…

CLIMACT

CLIMACT

Economia de baixo carono nas escolas, através de abordagens complementares, como a eficiência energética, transporte sustentável, compras verdes, conservação de recursos e alterações de comportamentos. As metodologias e ferramentas criadas pelo ClimACT estão a ser otimizadas em 39 escolas de Portugal, Espanha, França e Gibraltar para posteriormente serem replicadas em outras regiões europeias.