Medical workers doing analysis in laboratory during corona virus outbreak

A NOVA Medical School e a pandemia por COVID-19: um contributo singular

Saúde e Life Sciences

OLHANDO PARA A QUALIFICAÇÃO DO EDIFICADO, A INICIATIVA “CO/VIDA20 BY NMS” VISA AJUDAR NA RESPOSTA E NOS ESFORÇOS DE REDUÇÃO DO IMPACTO DA PANDEMIA.

A NOVA Medical School (NMS) da Universidade NOVA de Lisboa, de acordo com a sua tripla missão – ensino, investigação e serviço à comunidade – criou a unidade de medicina exponencial: u. me. Esta unidade promoveu a iniciativa “heals: healthy living systems” com o objetivo de materializar e aceder a espaços públicos e privados que suportem a qualidade de vida e promovam a saúde dos seus ocupantes e utilizadores. Além disso, constituiu a Cátedra VICTORIA Seguros em Edificação Saudável e vários Living Labs associados (destacando-se o Living Lab APPII SI: Saúde e Imobiliário powered by VICTORIA Seguros @ NMS, pilar fundacional da Cátedra).

A atual pandemia COVID-19, a nível global, revelou a enorme importância desta linha de atuação. Assim, neste âmbito, a u. me: unidade de medicina exponencial da NMS, estruturou a iniciativa “co/vida20 by NMS”, com o objetivo de auxiliar na resposta e nos esforços de redução do impacto da presente pandemia por COVID-19, em Portugal.

Esta iniciativa consiste num programa de qualificação do edificado, baseado no suporte e na informação, que visa auxiliar o(s) gestor(es) de um determinado edifício no desenvolvimento e na operacionalização do seu plano de contingência específico ante a pandemia COVID-19. Desta forma, traduz, no seu contexto e na sua apropriação do espaço, as orientações e normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) e outras autoridades de saúde.

A aplicação destes planos suscita inúmeras questões e mesmo dúvidas locais. Compete, pois, à NOVA Medical School, no âmbito desta iniciativa, auxiliar na sua clarificação através de informação acreditada e de qualidade, baseada na evidência biomédica. Desta forma, não só dá um apoio direto ao desenvolvimento de um plano de contingência próprio (com certificado “co/vida20 by NMS”), mas também do seu contínuo reforço (linha de suporte continuado e atualização de orientações técnicas e práticas).

A NOVA Medical School irá igualmente, no âmbito “co/vida20 by NMS”, reiterar os esforços de todos, para auxiliar os ocupantes e utilizadores do edificado a traduzirem, para os seus microcenários de utilização e harmonização do espaço, as orientações determinadas quer pela DGS e pelas autoridades de saúde, quer pelos painéis de especialistas e pela evidência biomédica existente (como traduzido nos seus próprios planos de contingência adotados).

Assim, em cada processo de certificação, terá lugar a realização de um webinar, com um painel de especialistas do universo da NOVA, para clarificar quaisquer questões dos ocupantes e utilizadores desse edificado. Esses painéis são igualmente adequados ao próprio contexto espacial, temporal e ao perfil dos habitantes de cada edifício em qualificação. Contamos ainda com a disponibilidade (e no formato determinado como mais adequado) dos vários serviços laboratoriais da NOVA Medical School, mas sempre no contexto de um plano de contingência desenvolvido de forma personalizada de acordo com as necessidades particulares dos ocupantes e utilizadores de cada edifício.

Esta iniciativa é, claramente, uma resposta transversal e multidisciplinar, envolvendo todos os agentes – habitantes e visitantes – e incluindo todos os propósitos – trabalho, comércio, lazer, habitação – deste ecossistema. Assim, a NMS estará a promover princípios e valores essenciais de cidadania e a contribuir para a minimização do risco epidemiológico de todos enquanto sociedade.

Trata-se, verdadeiramente, de um bom exemplo de prestação de serviço académico da NMS, que se integra na interação com a comunidade. Nesta extensão, aplica-se, na prática, o resultado da aprendizagem e investigação universitárias, privilegiando o trabalho em parceria com instituições, empresas e organizações. Deste modo, procuramos associar as melhores e mais inovadoras ações de intervenção comunitária ao cumprimento dos nossos
desígnios, visando o desenvolvimento do coletivo social e a valorização individual dos cidadãos.

“A atual pandemia COVID-19, a nível global, revelou a enorme importância desta linha de atuação. Assim, neste âmbito, a u. me: unidade de medicina exponencial da NMS, estruturou a iniciativa ‘co/vida20 by NMS’, com o objetivo de auxiliar na resposta e nos esforços de redução do impacto da presente pandemia por COVID-19, em Portugal”

ISQ Logo med framed

Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.