Ariane 5 liftoff

Portugal na Aeronáutica e Aeroespacial

Aeronáutica/Aeroespacial

O FUTURO É OLHAR PARA O ALTO

A nossa aposta deste século

Em Portugal, os sectores aeroespacial e aeronáutico podem ser no séc. XXI o que os sectores tradicionais (têxtil, calçado ou o automóvel) foram nos anos 90. Existe um enorme potencial de crescimento nestes dois clusters que já agregam um leque muito grande de entidades e parceiros.

Portugal e a indústria nacional têm vindo a subir cada vez mais na cadeia de valor da engenharia aeronáutica e aeroespacial e têm condições para afirmar esta área como uma área de excelência. Existem vários operadores privados a desenhar,  fabricar e explorar sistemas de lançamento, aviões, satélites e outros sistemas e isso faz com que a procura de engenharia de excelência como a que é produzida por engenheiros portugueses seja cada vez mais procurada.

O ISQ é uma entidade de referência nestas matérias e está envolvido em alguns dos mais sofisticados e ambiciosos projectos internacionais.

389

“Em Portugal, os sectores aeroespacial e aeronáutico podem ser no séc. XXI o que os sectores tradicionais (têxtil, calçado ou o automóvel) foram nos anos 90. Existe um enorme potencial de crescimento nestes dois clusters que já agregam um leque muito grande de entidades e parceiros. ”

Pedro Matias, Presidente do ISQ

O conhecimento técnico multidisciplinar e a experiência dos nossos engenheiros e técnicos, aliado ao desenvolvimento e utilização das técnicas e tecnologias adequadas a cada caso, constituem a base da nossa oferta de serviços a um mercado tão exigente como é o da Aeronáutica / Aeroespacial.

Desde 2003 que fazemos parte do consórcio ESQS (Agrupamento Industrial de Empresas Europeias) formado, entre outros, pelo ISQ, APAVE,TÜV SUD, GTD, INSA, para prestar serviços de gestão de operações, inspecções técnicas, análises de risco e análise/desenvolvimento de procedimentos para os sistemas de lançamento Ariane 5, Soyuz e Vega, no Centro Espacial Europeu da Guiana Francesa.

A nossa elevada capacidade laboratorial, com uma rede de laboratórios acreditados, permite-nos desenvolver e realizar ensaios específicos para este mercado, nomeadamente ensaios de materiais e revestimentos, ensaios mecânicos, ensaios não destrutivos convencionais e avançados e SHM (Structural Health Monitoring), ensaios termodinâmicos não convencionais desenvolvidos à medida, incluindo as especificações dos ensaios, para entidades como a Thales Alenia Space, Snecma Propulsion Solide, ESA/ESTEC e Ogma, entre outros.

Nos últimos dez anos o ISQ investiu mais de 55 M€ em projectos nacionais e europeus de I&D em diferentes áreas, incluindo a aeroespacial e aeronáutica, tendo participado em vários projectos em parceria com organizações como a EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), Rolls-Royce, MTU, Nasa e Agusta Westlande Airbus.

389 scaled

Pedro Matias, assumiu a Presidência do Conselho de Administração do ISQ em março de 2017. Licenciado em Gestão e Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, desempenhou anteriormente funções como Vice-Presidente do IAPMEI, Vice-Presidente do Pólo Tecnológico de Lisboa e Presidente de diversos Fundos de Investimento e Empresas. Foi também Administrador da APCER, membro da Direção da Startup Lisboa e desempenhou várias funções na Administração Pública portuguesa e como Assessor do Governo Português. Esteve ainda ligado a várias estruturas internacionais como a OCDE e como Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board. Integra também o Board of Directors do IIW – International Welding Institute e o Board of Directors do TIC Council – Testing Inspection & Certification Council.

+ insight

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.