AF TQ11 300 dpi — spreads Page 23 Image 0001

Inovação na resposta à intermitência das energias solar e eólica

Sustentabilidade, Energias Renováveis

Sistema eletroprodutor

A energia hídrica tem um papel fundamental num futuro mundo de energia limpa devido à possibilidade de acumulação de água nas albufeiras, mitigando o problema da intermitência de outras fontes de energia renovável. O Sistema Eletroprodutor do Alto Tâmega, projeto que conta com a colaboração do ISQ, é um exemplo de inovação nesta área.

por Hugo Carrasqueira e Liliana Silva

Sistema Eletroprodutor do Alto Tâmega

A produção de energia hidroelétrica em Portugal é um tema conhecido, tendo sido iniciada nos anos quarenta do século vinte com a eletrificação do país. Atualmente, devido à existência de alguma capacidade ainda disponível na bacia hidrográfica nacional, encontra-se em curso uma das maiores iniciativas do setor, que é também um dos maiores projetos levados a cabo na Europa nos últimos 25 anos, o Sistema Eletroprodutor do Alto Tâmega.
Este sistema é constituído por três barragens e três centrais hidroelétricas. Duas das barragens estarão situadas no rio Tâmega (Daivões e Alto Tâmega) e a terceira no rio Torno (Gouvães). Num investimento total de 1,5 mil milhões de euros, quando entrar em funcionamento, terá a capacidade para produzir 1.766 GWh de energia por ano.

AF TQ11 300 dpi — spreads Page 23 Image 0001

a equipa de engenharia de ensaios avançados do ISQ desenvolveu um sistema de inspeção automática, que permite a avaliação em tempo real

Reversibilidade na central de Gouvães

A característica inovadora deste projeto consiste na capacidade de reversibilidade da central de Gouvães, que permitirá efetuar a bombagem da água já turbinada e armazenada em Daivões novamente para a albufeira de Gouvães.

Desta forma, consegue vencer um percurso com mais de 650 metros de diferença de altura e mais de dois quilómetros de comprimento. A bombagem será tendencialmente efetuada quando houver excesso de produção na rede, possibilitando assim a recuperação de energia armazenada na forma de água. Esta será novamente utilizada quando for mais necessária, contribuindo para o controlo do problema da intermitência das energias solar e eólica.

AF TQ11 300 dpi — spreads Page 23 Image 0003

vista da conduta
o ISQ assegura todo o controlo de qualidade da soldadura da conduta forçada que une as albufeiras de Gouvães e Daivões.

O ISQ está presente neste projeto desde 2017, tendo realizado diversas atividades. Atualmente, assegura todo o controlo de qualidade da soldadura da conduta forçada que une as albufeiras de Gouvães a Daivões. Trata-se de uma tubagem de grande diâmetro construída em aço de elevada espessura, e que fica maioritariamente enterrada dentro da montanha.

Sistema de inspeção automática do ISQ

Uma vez que não existe acesso à superfície exterior, todo o controlo na fase de montagem é efetuado pelo interior da tubagem. Para o efeito, a equipa de Engenharia de Ensaios Avançados do ISQ desenvolveu um sistema de inspeção automática baseado na tecnologia de ultrassons, que combina várias técnicas e permite examinar a soldadura. Assim, é possível garantir a conformidade através de uma elevada probabilidade de deteção, alta resolução e alta precisão no dimensionamento de descontinuidades, ocorrendo em simultâneo a gravação digital da aquisição integral dos dados provenientes da sondagem. Além disso, este sistema viabiliza a avaliação em tempo real e o registo permanente dos dados obtidos mediante ultrassons, tornando-se um meio importante para avaliação e comparação de futuros controlos de qualidade em serviço.

AF TQ11 300 dpi — spreads Page 23 Image 0002

controlo em pré fabrico
todo o trabalho de controlo na fase de montagem é efetuado pelo interior da tubagem.

A solução aplicada a este projeto é possível devido ao conhecimento acumulado no ISQ em matéria de Ensaios Não Destrutivos e da participação em outros projetos semelhantes, como o realizado em Espanha entre 2011 e 2015. Por meio deste vasto leque de serviços e com uma experiência acumulada de mais de 50 anos na área de ensaios, o ISQ tem contribuído com soluções inovadoras em diversos setores da Indústria e particularmente na Energia.

Através deste trabalho, garante a qualidade na construção e manutenção de infraestruturas e equipamentos, e coloca toda a sua capacidade e todo o seu empenho nos desafios que se avizinham neste setor, como, por exemplo, o programa do Hidrogénio Verde.

hugocarrasqueira

Non Destructive Testing Business Manager

insights relacionados

mais tópicos

Aeronáutica/Aeroespacial (8) Agricultura e Agroindústria (1) Energias Renováveis (7) hidrogénio (7) Indústria 4.0 (8) Inovação (9) Saúde e Life Sciences (4) Sustentabilidade (25) Tranformação Digital (7) Turismo (2)

+ insight

Política de Privacidade

Contribua


Sendo um projeto iniciado pelo ISQ, o insight está aberto a contributos de todos que queiram participar e possam trazer a sua visão, estudos científicos e opinião fundamentada para enriquecer os temas e o debate.

Se a sua atividade está ligada à investigação ou à análise e implementação de medidas nos tópicos aqui debatidos, contacte-nos com o formulário anexo.