Formação Interna como motor de competitividade

Formação Interna como motor de competitividade

  O Grupo ISQ, na concretização da sua estratégia de desenvolvimento, tem assegurado formação aos seus colaboradores em diversas áreas como a Segurança, Ensaios Não Destrutivos (END), Soldadura, Manutenção, Gestão, Qualidade entre outras. Esta formação visa promover o desenvolvimento de competências que contribuam para uma maior satisfação e valorização do capital humano, com o objectivo de atingir o compromisso de fornecer serviços com a qualidade e a segurança exigidas, num mercado de rápida mudança, onde as necessidades e expectativas dos clientes se alteram e aumentam constantemente. No ano de 2013 o ISQ formou 857 formandos internos em 172 cursos, totalizando 20.908 horas de formação. Dos 857 formandos, 509 (59%) frequentaram cursos internos, desenvolvidos e operacionalizados pelo DRH. O investimento em Formação Interna no ano de 2013 atingiu cerca de 560.000 Euros, com um financiamento público de apenas 18%, sendo o restante totalmente suportado pelo ISQ. Para 2014 e previsivelmente para os próximos anos, não estarão disponíveis projectos de financiamento público que se adeqúem ao perfil do ISQ. A análise da execução financeira por área de formação evidencia que 46% dos custos se concentraram na formação para a Certificação (END, Soldadura, Manutenção…), 29% na formação nas áreas core ISQ (Soldadura, Segurança, Manutenção, Construção…), 11% em Segurança Transversal, 10% em Gestão e Comportamental, e 4% em outras áreas (Línguas Estrangeiras, Tecnologias de Informação e Comunicação). O investimento em formação será cada vez mais orientado e focado para as reais necessidades e, consequentemente, exigirá um maior rigor, racionalização e optimização de recursos. Tendo em vista a valorização dos Recursos Humanos através de acções formativas, que contribuem para a polivalência e Inovação, a Formação Interna e o Desenvolvimento de Recursos Humanos no ISQ são considerados fundamentais para a concretização dos objectivos estratégicos e como motores de competitividade.    

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