escola

Empresas do setor energético debatem futuro dos projetos de eficiência energética nas escolas

No âmbito do projeto ClimACT – Acting for the transition to a low carbon economy in schools, development of support tools, o ISQ promoveu, no final de março, nas suas instalações, em Oeiras, uma reunião focus group com diferentes empresas do setor energético.

Esta reunião, inserida no âmbito do projeto ClimACT do programa Interreg SUDOE, teve como objetivo orientar o desenvolvimento de uma plataforma para desbloquear a implementação de projetos de eficiência energética em escolas. A fomentação da comunicação entre escolas e empresas do setor energético, para o futuro desenvolvimento de projetos de eficiência energética, esteve também presente.

CLIMACT

Economia de baixo carbono nas escolas, através de abordagens complementares, como a eficiência energética, transporte sustentável, compras verdes, conservação de recursos e alterações de comportamentos. As metodologias e ferramentas criadas pelo ClimACT estão a ser otimizadas em 39 escolas de Portugal, Espanha, França e Gibraltar para posteriormente serem replicadas em outras regiões europeias.

Group of elementary school kids running in a school corridor

O ClimACT pretende levar às escolas uma política de baixo carbono através do desenvolvimento de ferramentas de apoio que permitam aumentar a eficiência energética das mesmas. Esse aumento da eficiência energética será feito através da gestão inteligente de recursos, energias renováveis e alteração de comportamentos. Por outro lado, está previsto ainda o desenvolvimento de modelos de negócio e de novas estratégias de gestão energética para as escolas, bem como o desenvolvimento de ferramentas educacionais ou a criação de uma rede temática na região do sudoeste da Europa para promover a consciencialização e a capacitação.

Além do ISQ, fazem parte do projeto o Instituto Superior Técnico, a Edigreen e a Associação Bandeira Azul da Europa. O projeto conta ainda com a participação de 2 entidades espanholas e uma do Reino Unido.

Também lhe pode interessar