Descarregador da central Alqueva1

Fundo ambiental apoia projeto desenvolvido pelo ISQ e a EDIA

O ISQ recebeu, no mês de outubro, o Presidente da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva), Pedro Salema, com o objetivo de dinamizar projetos conjuntos em prol do desenvolvimento sustentável.

Um desses projetos é o projeto “Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva” (URSA), que foi premiado pelo Fundo Ambiental Português, no âmbito do programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”. O URSA ficou em 3º entre as 66 candidaturas apresentadas a nível nacional e vai receber agora uma verba de 50 mil euros para o desenvolvimento de um plano de implementação.
O projecto foi desenvolvido em parceria com o ISQ e visa criar um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de subprodutos agrícolas em fertilizantes para a aplicação no solo.

SMARTGREENHOUSE

Plataforma digital que faz monitorização de estufas

No âmbito do projeto MaisTec desenvolveu-se um dispositivo IoT, uma plataforma digital para a monitorização de estufas, SmartGreenHouse. O objetivo foca-se na contribuição de uma agricultura sustentável por via do aumento do conhecimento dos meios de cultura e variáveis intervenientes.
O dispositivo IoT permite medir em tempo real diversos indicadores, e.g. temperatura, humidade do ar, luminosidade, humidade no solo (cultura em substrato), electroconductividade da solução de irrigação (cultura em hidroponia), pH da solução de irrigação (cultura em hidroponia), CO2, O2, qualidade do ar.
Os dados medidos são enviados via wireless para uma base de dados integrada na plataforma digital. A plataforma desenvolvida permite visualizar o histórico de dados, monitorizar em tempo real as variáveis medidas, ou implementar modelos avançados para processamento e análise de dados. Assim, os resultados são disponibilizados num interface web, com possibilidade de também serem apresentados numa aplicação android.

AdobeStock 282216814

Também lhe pode interessar